7 alimentos que você deve consumir para fortalecer seu sistema imunológico
Foto: Pixabay / RitaE

O sistema imunológico é responsável por combater e eliminar agentes estranhos que entram no corpo. Também é conhecido como o sistema de defesa do corpo humano.

Ele possui uma complexa rede de células, tecidos e órgãos especializados que defendem o organismo de microorganismos patogênicos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos, conforme relatado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Este sistema pode ser afetado por circunstâncias como mudanças climáticas, estresse ou certas condições.

Como fortalecer o sistema imunológico?

Para garantir que ele cumpra sua função, você pode seguir alguns hábitos que ajudarão a fortalecê-lo, como uma dieta adequada por exemplo. Estes são os alimentos que você deve manter em sua dieta:

Frutas cítricas

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é vital para prevenir resfriados e doenças respiratórias. Este elemento está presente em frutas como limão, laranja, toranja, tangerina e goiaba.

Brócolis

É um dos vegetais mais completos em termos de nutrição, graças às suas múltiplas propriedades, como vitaminas A, E e C, além de antioxidantes e fibras, segundo a revista especializada Healthline.

Gengibre

Esta planta é geralmente a base de vários remédios naturais para aliviar a inflamação e a dor de garganta. Traz bem-estar para todo o organismo, por isso é aconselhável adicioná-lo a qualquer dieta.

Iogurte

Procure por iogurtes com “lactobacilos vivos” impressos no rótulo, como o iogurte grego. Essas lactobacilos podem estimular seu sistema imunológico para ajudar a combater doenças. Além disso, tente consumir iogurtes naturais, em vez dos mais populares e carregados de açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis ​​e uma pitada de mel.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D, portanto, tente selecionar marcas enriquecidas com vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e acredita-se que aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.

Ovo

Um dos principais elementos do ovo é o zinco, um mineral que, de acordo com a Universidade de Harvard, é fundamental no funcionamento das defesas.

Vegetais verdes

Vegetais de folhas verdes, como alface, repolho e espinafre, contêm ácido fólico, uma vitamina que ajuda no crescimento dos tecidos e no trabalho celular.

Amêndoas

Amêndoas são em grande parte compostas de vitamina E. A deficiência desse elemento no corpo pode enfraquecer o sistema imunológico, por isso é sugerido consumi-lo através de alimentos como amêndoas.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.