7 alimentos que você deve consumir para fortalecer seu sistema imunológico

janeiro 25, 2020 0 Por Rafael Nicácio
7 alimentos que você deve consumir para fortalecer seu sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por combater e eliminar agentes estranhos que entram no corpo. Também é conhecido como o sistema de defesa do corpo humano.

Ele possui uma complexa rede de células, tecidos e órgãos especializados que defendem o organismo de microorganismos patogênicos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos, conforme relatado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Este sistema pode ser afetado por circunstâncias como mudanças climáticas, estresse ou certas condições.

Como fortalecer o sistema imunológico?

Para garantir que ele cumpra sua função, você pode seguir alguns hábitos que ajudarão a fortalecê-lo, como uma dieta adequada por exemplo. Estes são os alimentos que você deve manter em sua dieta:

Frutas cítricas

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é vital para prevenir resfriados e doenças respiratórias. Este elemento está presente em frutas como limão, laranja, toranja, tangerina e goiaba.

Brócolis

É um dos vegetais mais completos em termos de nutrição, graças às suas múltiplas propriedades, como vitaminas A, E e C, além de antioxidantes e fibras, segundo a revista especializada Healthline.

Gengibre

Esta planta é geralmente a base de vários remédios naturais para aliviar a inflamação e a dor de garganta. Traz bem-estar para todo o organismo, por isso é aconselhável adicioná-lo a qualquer dieta.

Iogurte

Procure por iogurtes com “lactobacilos vivos” impressos no rótulo, como o iogurte grego. Essas lactobacilos podem estimular seu sistema imunológico para ajudar a combater doenças. Além disso, tente consumir iogurtes naturais, em vez dos mais populares e carregados de açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis ​​e uma pitada de mel.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D, portanto, tente selecionar marcas enriquecidas com vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e acredita-se que aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.

Ovo

Um dos principais elementos do ovo é o zinco, um mineral que, de acordo com a Universidade de Harvard, é fundamental no funcionamento das defesas.

Vegetais verdes

Vegetais de folhas verdes, como alface, repolho e espinafre, contêm ácido fólico, uma vitamina que ajuda no crescimento dos tecidos e no trabalho celular.

Amêndoas

Amêndoas são em grande parte compostas de vitamina E. A deficiência desse elemento no corpo pode enfraquecer o sistema imunológico, por isso é sugerido consumi-lo através de alimentos como amêndoas.