7 ações para começar hoje mesmo a cuidar de si próprio

dezembro 11, 2019 0 Por Rafael Nicácio
7 ações para começar hoje mesmo a cuidar de si próprio

AÇÃO DIÁRIA 1: ANALISE A SUA “BALANÇA” TODOS OS DIAS!

Quando você tomar uma decisão ou até mesmo uma atitude que envolva outra pessoa, procure mentalizar a questão em uma balança. Qual lado pesa mais? Quem vai sair ganhando? Caso a balança penda apenas para um dos lados, algo está em desequilíbrio. É como um negócio: todo mundo precisa sair ganhando, senão não há sentido para ambos, nem para quem compra, nem para quem vende.

SEU DESAFIO: pensar no equilíbrio da sua balança. Comece a olhar para as suas ações todos os dias. Procure medir, refletindo se está fazendo para você o mesmo que tem feito pela sua família, cônjuge, filhos, trabalho, amigos e demais pessoas… Enfim, todos estão ganhando? Assim você vai aprendendo a se doar e receber de forma mais equilibrada, até mesmo no seu dia a dia.

AÇÃO DIÁRIA 2: DEFINA UMA INTENÇÃO CLARA

Ao acordar de manhã, tenha clareza sobre a sua intenção. Saiba quais são os seus objetivos naquele dia que inicia. Com uma forte intenção em mente, você se torna inspiração para as pessoas. Minha intenção é que você saiba se está realmente seguindo um propósito, ou se tem muitas tarefas que lhe fazem perder tempo. Agora é com você. Pegue papel e caneta. Faça uma lista com as tarefas mais rotineiras do seu dia a dia!

SEU DESAFIO: colocar foco nessa intenção. Planeje as suas ações numa agenda ou aplicativo. Tenha um propósito e se empenhe para realizá-lo! Pare de viver sem metas, sem saber o que é prioridade e sem objetivos diá­rios. Sem planejamento e ação, dificilmente você conquistará os de curto, médio ou longo prazo.

AÇÃO DIÁRIA 3: SAIBA O QUE VOCÊ QUER DA VIDA

O que você me diria se eu lhe encontrasse agora para tomar um café e fizesse as seguintes perguntas: “Quais são as três maiores metas da sua vida?” ou “Como andam as suas metas?” Você tem as respostas na ponta da língua ou nem parou para delimitar isso ainda? Saiba que você pode estar deixando de realizar tan­to quanto poderia, simplesmente por não saber para aonde está indo. Outra questão que aprendi sobre pes­soas de sucesso: tão importante quanto saber onde se está é vislumbrar para aonde se está indo.

SEU DESAFIO: escrever os seus objetivos. Portanto, neste mo­mento, se você ainda não o fez, faça! Coloque as suas metas no papel ou faça mais uma análise de como andam as coisas por aí!

AÇÃO DIÁRIA 4: QUANDO DESPERTAR, JÁ SE PROTEJA ENERGETICAMENTE

Cuide da sua energia para não se contaminar com lu­gares e pessoas que podem e vão interferir no seu estado de espírito animado e determinado! O importante é fazer uma blindagem e ter a intenção de proteger o seu campo de energia para se manter sempre bem e vitalizado. Quando sentir que ficou abalado por alguma situação, recupere as suas forças fa­zendo algo que goste muito, como ouvir uma música que o anima, dar uma volta em algum lugar em meio à nature­za, olhar um vídeo de alguém que mude esse estado ne­gativo, rir ou procurar alguma ação que desperte alegria, que faça você se sentir muito bem.

SEU DESAFIO: se pro­teger diariamente a partir de hoje. De preferência, procure fazê-lo todas as manhãs quando acordar, quando se sentir esgotado, cansado ou “pesado”. Se fizer à noite, antes de dormir, terá um sono mais revigorante.

AÇÃO DIÁRIA 5: CUIDE DA ENERGIA DOS AMBIENTES

O ideal é você fazer alguma oração ou mentalização diária. Costumo dizer mentalmente que este vai ser o melhor dia da minha vida, que as experiências de ontem me fortalecem hoje e que estou pronta para o que vem pela fren­te. Em seguida, mentalizo os meus pais, um de cada lado, e imagino toda a força deles e do meu sistema familiar. Penso também nas mi­nhas atividades diárias, mantendo o foco no que é muito importante para mim. Parece algo simples, mas é muito poderoso.

SEU DESAFIO: Programar um dia na sua agenda para fazer esse exercício em casa. Se você quiser e puder, faça no ambiente de trabalho também!

AÇÃO DIÁRIA 6: ACREDITE NO SEU “EU DO FUTURO”

Falamos muito sobre a importância de cuidar de si para poder cuidar do outro, além de saber “aonde se está indo”. Acredito que se você não sabe onde está e nem o que quer, fica muito mais difícil criar a realidade que deseja, e também ajudar outras pessoas, certo? Entre o ponto de “onde estamos e para aonde esta­mos indo” há um processo em que precisamos vencer algu­mas barreiras e medos. A mesma pessoa que lhe trouxe até aqui não é a mesma que vai lhe conduzir ao próximo nível. Por isso, saber quais habilidades e crenças trouxeram você até este momento atual vai ajudá-lo a seguir em frente.

SEU DESAFIO: Trabalhar a sua autoimagem e acre­ditar no seu “Eu do Futuro”. Saiba os resultados que você quer ter, pois isso ninguém fará por você. Pare de olhar somente para o que você tem hoje e que lhe faz sofrer. Concentre-se de verdade em ter o que quer. Crie uma imagem clara do seu objetivo e das metas que ajudarão você a alcançá-lo. Fixe essa imagem em sua mente.

AÇÃO DIÁRIA 7: INSPIRE OUTRAS PESSOAS CURANDO A SI MESMO

A sua história de superação pode ser uma fonte de inspiração para as outras pessoas. Você cura as pessoas quando cura a si mesmo. Por essa razão, quando estiver acessando algum conhecimento ou lutando para vencer, viva intensamente o momento para obter os aprendiza­dos. Com isso, você pode inspirar outras pessoas a partir da sua principal área de interesse.

SEU DESAFIO: Motivar alguém pelo seu exemplo. Encontre um assunto que o motiva a ir além, a superar os seus limites. Depois, compartilhe o seu conhecimento sobre esse tópico e as suas experiências. Você não imagina o quanto isso pode ser útil para as ou­tras pessoas, fazendo muita a diferença na vida delas.


Artigo especial escrito pela palestrante e escritora, Cátia Bazzan. Ela atua na área das Terapias Holísticas há mais de 14 anos. Ao longo deste tempo, já ministrou palestras e cursos por todo o Brasil, formando Mestres de Reiki, Psicoterapeutas Reencarnacionistas e Terapeutas Holísticos. Criadora dos programas Top Terapeuta e Terapeuta do Zero, hoje tem centenas de alunos nesses treinamentos on-line, cuja missão é ajudar terapeutas da área das Terapias Holísticas, Integrativas, Naturalistas e Complementares a desenvolverem a sua carreira, começando do absoluto zero ao sucesso profissional.