Notícias

55% das famílias potiguares se recusam a doar órgãos de parentes com morte cerebral‏

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 240 pessoas estavam aguardando por um transplante no estado do Rio Grande do Norte em 2015. Do total de pacientes na fila de espera, 180 necessitavam da doação de um rim e mais de 60 de um transplante de córneas. Durante o ano passado, 157 pessoas foram notificadas como potenciais doadores de órgãos no estado, mas somente 36 tiveram algum órgão ou tecido doado neste período. A alta taxa de recusa familiar (55%) tornou-se motivo de preocupação.

O médico Leonardo Borges de Barros e Silva e o enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes, coordenadores da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), informam que os motivos para a recusa da doação pela família são diversos: desde crenças religiosas que impedem a realização do transplante até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, o que faz muitos familiares acreditarem que a condição do ente querido com o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá.

“Entretanto, o diagnóstico de morte encefálica – conhecida também como morte cerebral – é irreversível, ou seja, o paciente perde todas as funções que mantêm a sua vida, como a consciência e capacidade de respirar. O coração permanece batendo e os demais órgãos funcionando. Com exceção das córneas, pele, ossos,vasos e valvas do coração, é somente nessa situação que os órgãos podem ser utilizados para transplante”, observam os especialistas.

Autorização

O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica dependem da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

“Evidentemente, a manifestação em vida da pessoa a favor à doação de seus órgãos e tecidos para transplante pode favorecer o consentimento após a morte, mas, de acordo com a lei, é a vontade da família que deve prevalecer”, esclarecem o médico Leonardo Borges de Barros e Silva e o enfermeiro Edvaldo Leal de Moraes.

Segundo números do Ministério da Saúde, 237 transplantes foram realizados no estado do Rio Grande do Norte em 2015. Desses, 131 casos foram de córneas transplantadas, 39 de medula óssea e 67 de rim.

“A Central tem investido bastante na identificação ativa de potenciais doadores, mas registra recusa familiar superior a 50%, com queda no número de doadores efetivos”, conta Patrícia Suerda Oliveira Maciel, Coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Rio Grande do Norte.

Gesto de herói

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares para reduzir a taxa de recusa, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da USP, realiza o Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”.

A exposição itinerante, que já passou pelas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Teresina (PI) e São Luís (MA), acontecerá durante o ano de 2016 em mais cinco capitais – contando com Natal – nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país, onde a taxa de recusa familiar é alta.

A partir do dia 15 de julho, o estande do Projeto ficará disponível por dez dias no Natal Shopping, para que a população norte-rio-grandense possa esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos.

Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas nessa temática para responder perguntas.

Com entrada gratuita, o Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida” percorrerá ainda os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe.

SERVIÇO

Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”

Quando: 15 a 24 de julho de 2016

Onde: Natal Shopping – Av. Sen. Salgado Filho, 2.234 – Candelária, Natal/RN

Realização: Ministério da Saúde e Fundação Faculdade de Medicina da USP

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.