Notícias

54,3% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos em 2013

Uma pesquisa divulgada pelo movimento Todos pela Educação informa que em 2013, somente 54,3% dos jovens brasileiros terminaram o ensino médio até os 19 anos. O calculo do índice teve como base os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013.

A taxa ainda assim, mostra um bom desempenho ao longo dos anos. No ano de 2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos. Em 2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%.

Uma das metas propostas pelo Todos pela Educação para que se tenha educação de qualidade é que até 2022 pelo menos 90% dos jovens concluam o ensino médio até os 19 anos.

De acordo com a coordenadora-geral do movimento, Alejandra Meraz Velasco, esclarece que os dados apresentam melhorias feitas no ensino fundamental não se traduziram em melhoria automática no ensino médio. Ela defende a reformulação do ensino médio, de forma a tornar a modificação mais atrativa aos jovens.

“Temos a enorme vontade de reformular o ensino médio, um ensino médio que interaja mais com os jovens. Atualmente, temos na maioria dos estados, um número muito grande de disciplinas”, acrescenta.

Já no ensino fundamental, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens. A meta definida pelo Todos pela Educação é que até 2022 pelo menos 95% dos jovens terminem o ensino fundamental ate essa faixa.

A pesquisa ainda informa que ao se levar em consideração a raça, a quantidade de jovens negros que concluem os ensinos fundamental e médio mais tarde o número é maior que a dos jovens brancos. Aqueles jovens brancos que concluíram o ensino fundamental aos 16 anos são 81% e os que concluíram o ensino médio aos 19 anos são 65,2%. Em relação aos negros, esses percentuais são 60% e 45%, respectivamente.

A distorção entre a idade e a série vem abaixando gradualmente desde 2007. Apesar da redução contínua, no ano passado 33,1% dos alunos do ensino médio estavam com atraso escolar já no 1° ano, conforme o levantamento. O contraste de dois anos entre a idade do aluno e idade prevista para a série em que ele deveria estar devidamente matriculado é a base utilizada no cálculo da distorção idade-série.

“Essa diferença o é provocada, em boa medida, pela reprovação. Isso implica dizer que o fracasso escolar vai com certeza contribuir para o abandono escolar” diz a coordenadora-geral do Todos pela Educação, Alejandra Velasco. Uma boa saída para o problema, segundo ela, é adotar a medida do reforço escolar ao longo do ano letivo para que o estudante conclua a série, com o conhecimento adequado para que não seja reprovado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.