Curiosidades, Destaques

5 trabalhos que irão desaparecer quando veículos autônomos chegarem

veículo autônomo

O carro autônomo já é uma realidade. Até algum tempo atrás, era apenas um conceito distante e bastante típico dos filmes de ficção científica, mas a condução autônoma avançou de uma maneira tão rápida, que empresas como o Google já oferecem serviços de transporte de passageiros sem motorista. Mas falar sobre essa tecnologia também equivale a aceitar uma dura realidade: com esse serviço de alta tecnologia, muitos trabalhos serão perdidos nas próximas décadas.

Que os robôs irão tirar nossos empregos, isso é fato. A tecnologia é muito mais eficiente do que os seres humanos em todos os sentidos: não é ruim, não precisa descansar nos fins de semana, nem precisa cumprir os regulamentos sobre direitos trabalhistas. O carro autônomo pode circular na estrada 24 horas por dia, 365 dias por ano, e essa é claramente uma alternativa muito tentadora para as grandes empresas.

À medida que essa tecnologia for pegando, haverá mudanças radicais nas profissões da atualidade.

5 profissões que desaparecerão com veículos autônomos

1. Agentes de trânsito

agente de trânsito

Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom

Por que arriscar a vida de um agente de trânsito que está exposto na estrada alertando os motoristas, se os carros autônomos estiverem conectados uns aos outros e, portanto, podem ser avidados a vários quilômetros de distância? Um perigo no seu caminho? Sem mencionar as multas, que perderão completamente sua razão de existir no momento em que há apenas carros sem motoristas nas estradas. A menos que você seja hackeado e seu carro exceda os limites de velocidade.

2. Oficinas

oficina mecânica

Foto: RyanMcGuire/Pixabay

Em um mundo em que os carros são autônomos, as situações de perigo que os condutores enfrentam diariamente desaparecerão praticamente de um dia para o outro. Os acidentes rodoviários serão reduzidos quase a zero com a eliminação do fator humano, e se isso acontecer … o que acontecerá com a oficina mecânica que hoje vive para consertar pequenos defeitos, arranhões, soldar e etc? Fora isso, temos o fato de que os veículos autônomos irão necessitar de uma manutenção, e é claro que as oficinas ao longo da vida devem se reinventar para sobreviver a esta revolução.

3. Especialista em seguros

Foto: Diowcnx/Pixabay

Até as próximas décadas provavelmente não existirão mais batidas entre os carros. E mesmo que haja, tudo será resolvido observando as múltiplas câmeras de segurança transportadas por cada automóvel autônomo (bem como os registros de seus avançados sistemas de informática). Com isso, a profissão do especialista em seguros que hoje deve analisar os acidentes de trânsito para identificar o culpado terá um revés. Até hoje, os sistemas dos carros servem para esclarecer os motivos de um acidente.

4. Motoristas de táxi, motoristas de caminhão…

Foto: Reprodução / Panoramio

Todo o trabalho realizado hoje pelas pessoas que estão ao volante de um carro, provavelmente será substituído por um veículo sem motorista. Empresas como a Uber estão investindo milhões de dólares na preparação de uma frota de carros autônomos, e seu objetivo de longo prazo é que seus serviços de transporte de passageiros sejam formados única e exclusivamente por carros sem ninguém ao volante. Isso também se aplica a muitas outras profissões, como entrega de caminhão, motorista de ônibus…

5. … e não apenas por terra: também pelo ar e pelo mar

Seguindo a linha de veículo autônomo teremos aviões, navios, trens … Todos eles capazes de serem tratados cem por cento por uma máquina, e não por um ser humano. Esta revolução já começou em pequena escala com drones autônomos, mas certamente se expandirá nos próximos anos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.