5 motivos para mudar do YouTube para o DTube

5 motivos para mudar do YouTube para o DTube

5 motivos para mudar do YouTube para o DTube

O DTube é uma das melhores alternativas ao YouTube e aqui dizemos por que você deve começar a usá-lo

Rafael Nicácio setembro 5, 2021 Tecnologia

O YouTube ainda é a plataforma de vídeo online mais popular do mundo, no entanto, existem muitas alternativas ao serviço de propriedade do Google que podem fazer esse trabalho. Um dos mais completos e talvez menos conhecidos é o DTube.

É por isso que, neste artigo, queremos dizer tudo que você precisa saber sobre este serviço de vídeo e as principais razões pelas quais você deve mudar do YouTube para o DTube agora mesmo.

Por isso, convido você a ler esse artigo até o fim para descobrir muito mais.

O que é DTube?

5 motivos para mudar do YouTube para o DTube

DTube é um serviço de vídeo online descentralizado que existe em um blockchain ao invés de um servidor central. Desta forma, os criadores de conteúdo podem usar o serviço sabendo que seus dados estão seguros e que o conteúdo de qualquer vídeo não pode ser censurado por ninguém fora da comunidade DTube.

Além disso, permite que você ganhe dinheiro, que é acumulado por meio de uma criptomoeda em vez de depender de anúncios, e não há algoritmo oculto. Em vez disso, são escolhidos comentários diretos dos usuários para classificar os vídeos.

Por que escolher o DTube em vez do YouTube?

O YouTube ainda é o rei dos serviços de vídeo online, mas o DTube deseja se tornar um de seus principais concorrentes. Então, aqui estão alguns motivos pelos quais você deve escolher o DTube em vez do gigante do vídeo.

Com DTube a segurança é garantida

O fato de o serviço não possuir um servidor central significa que não existe um único local que armazene todos os dados do usuário. Aqui todos postam com pseudônimos estabelecidos e o site não possui um login tradicional, optando por uma plataforma Steemit.

Você pode se identificar da maneira que quiser, mas não há como vazar dados que você não se sinta confortável em compartilhar. Desta forma, você evita qualquer risco de que seus dados caiam em mãos inescrupulosas.

DTube é um serviço descentralizado

Vídeos descentralizados significam que não há uma maneira fácil de remover conteúdo do site, o que pode ser uma bênção ou uma maldição, dependendo de como você o encara. Para alguns usuários, no entanto, a garantia de que seu conteúdo não está nas mãos de uma grande organização é um grande atrativo e um motivo para mudar para o DTube.

Todo o conteúdo carregado na plataforma é armazenado em uma cadeia de blocos em que os dados são verificados entre todos os seus membros. Isso torna difícil, senão impossível, alterar o conteúdo de um vídeo no DTube, além de fazer a diferença em relação a outros serviços semelhantes.

A plataforma não tem anúncios

Como o serviço usa DTube Coin ($ DTC) como moeda, não há necessidade de os irritantes anúncios tradicionais aparecerem como no caso de outras plataformas como o YouTube. Nesse caso, os usuários votam nos vídeos para que possam gerar lucros e os mais populares recebem $ DTC que vão direto para a carteira do criador.

Os criadores de conteúdo são livres para anunciar em seus vídeos, mas muitos usuários relutam em usar esse tipo de ferramenta, portanto, confiar no $ DTC parece ser a melhor maneira de monetizar os vídeos no serviço.

Ao usar o DTube, você dá adeus à censura

5 motivos para mudar do YouTube para o DTube

Outra característica que diferencia o DTube é sua postura em relação à liberdade de expressão, que se baseia na descentralização, já que, graças a ela, não existe uma forma tradicional de censurar vídeos. Enquanto o YouTube decide o que é certo para sua plataforma, o DTube tem uma abordagem diferente.

A própria comunidade julga todo o conteúdo enviado ao site e, a princípio, o serviço permite que você envie quase qualquer coisa, mas, na prática, a comunidade é boa em filtrar postagens inadequadas ou perigosas. Para uma analogia simples, é um Reddit livre de mod, que pode ser o paraíso ou o inferno, dependendo do seu ponto de vista.

DTube não tem algoritmo de recomendação

O YouTube baseia suas recomendações em um sistema de análise de metadados. Independentemente do que você pensa sobre isso, certamente não está claro quem ou o que receberá uma recomendação para um público mais amplo a qualquer momento.

O DTube resolve esse problema baseando seu sistema de recomendação nas avaliações e votos dos usuários. Se a comunidade acredita que seu vídeo tem valor, ele ganhará mais popularidade e se classificará entre os vídeos que estão em alta.


Depois de ler isto, cabe a você escolher qual serviço usar para assistir seus vídeos online, embora isso dependa principalmente de seus gostos e necessidades.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos