Concurso Público

5 livros para quem quer passar em um concurso público

Embora possamos encontrar uma variedade imensa de informações online sem a necessidade de gastar dinheiro para acessá-las, ainda assim, alguns livros para concursos são insubstituíveis. Os livros podem nos acompanhar em nossos deslocamentos cotidianos, permitindo que utilizemos as horas ociosas, no trabalho ou no transporte público, para avançar um pouco mais em direção à vaga almejada. Outra vantagem é a seleção e organização das matérias propostas pelos autores, nos prevenindo das informações falsas e desatualizadas.

O difícil é conseguir escolher! As opções oferecidas pelo mercado editorial são muitas e, além dos livros que sistematizam informações sobre matérias específicas, encontramos os de exercícios e questões comentadas de provas anteriores e aqueles voltados para as estratégias de preparação para o certame.

Para auxiliá-lo a se guiar por entre as incontáveis opções, aproveitando ao máximo os seus benefícios em cada etapa de seus estudos, selecionamos cinco livros para concursos que podem fazer toda a diferença:

  1. “Como passar em provas e concursos – tudo o que você queria saber e nunca teve a quem perguntar”, de William Douglas: esse livro é estratégico para os concurseiros durante toda a sua trajetória e antes mesmo de terem clareza sobre quais as áreas e possibilidades da carreira pública. O próprio autor, atualmente juiz federal, já prestou uma série de concursos na área jurídica e, seu método, proposto ao longo do livro, é uma sistematização dos conhecimentos práticos adquiridos. O “guru dos concursos”, como é conhecido devido à sua alta performance em concursos difíceis, propõe um conjunto de técnicas de estudo, memorização e organização do tempo extremamente simples e eficaz para obter êxito em provas dos mais diferentes níveis de dificuldade.
  2. “Direito Constitucional Descomplicado”, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino: é outro que não pode faltar na mesa de estudos de quem almeja um cargo público. Todo servidor público precisa possuir noções de direito constitucional e administrativo para conseguir exercer as suas funções corretamente. Dessa forma, trata-se de um assunto presente em concursos voltados para qualquer área no Brasil, sendo possível começar a estudá-lo mesmo antes da publicação dos editais. O ideal é dar uma olhada em editais anteriores para o concurso em foco, selecionar os itens que costumam cair e buscá-los no livro! Trata-se de uma obra extremamente útil! Além de didática e atualizada, com as emendas constitucionais e súmulas vinculantes mais recentes, possui um caderno de questões bastante completo.
  3. “Nova Gramática para concursos: praticando a língua portuguesa”, publicada pela Lexikon, é uma ferramenta fundamental para o concurseiro. O português é outra daquelas matérias inescapáveis. A depender do nível do cargo pretendido, além da prova objetiva, com questões de múltipla escolha ou de certo ou errado, será necessário escrever redações ou mesmo responder a outras questões dissertativas. E essa obra, polivalente e de linguagem compreensível, elaborada por linguistas brasileiros renomados promete ajudar a enfrentar esses desafios. Com o conteúdo bem organizado e repleto de questões de provas anteriores, pode ser útil tanto no momento dos estudos, quanto como livro de referência para consultas eventuais.
  4. “Descomplicando a informática para concursos: teoria, prática e questões”, de Reynaldo Telles – embora não se trate de matéria necessariamente obrigatória, tem sido crescentemente exigida nos mais diversos exames. E, para muitos, mesmo para aqueles que são familiarizados com computadores e suas ferramentas, não é simples transformar os conhecimentos tácitos em assertivas objetivas sobre informática. O autor promete descomplicar esse universo das redes, softwares, bancos de dados, sistemas operacionais etc. de forma didática e atualizada, com muitos exemplos atuais de questões de concursos anteriores.
  5.  “Como passar em concursos” –  essa série da editora Foco Jurídico, com volumes voltados para as mais diversas carreiras e bancas, é baseada em questões comentadas de concursos anteriores. E promete fazer a diferença em sua preparação, com uma quantidade surpreendente de questões! E, ao contrário da maioria dos livros desse gênero, em que o comentário é colocado logo em seguida à apresentação da questão, na série, os comentários encontram-se ao final de cada volume, para que o candidato possa tentar responder antes de saber qual é a resposta correta. Afinal, não basta decorar o conteúdo exigido, é preciso treinar a prática de resolução de exercícios. O treino é importante tanto para que o candidato se familiarize com os enunciados, quanto para se precaver das pegadinhas típicas que a banca de seu concurso costuma utilizar.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.