Tecnologia

5 Fatos que você não sabia sobre lojas virtuais

O mundo se transformou e continua se transformando. As pessoas aos poucos vão substituindo o contato humano pelo contato digital. Empresas novas surgem e outras desaparecem a todo instante.

Estamos vivendo uma nova Era, a Era da transformação digital. O smartphone praticamente mudou a vida das pessoas: os seus hábitos, a sua maneira de comprar, inclusive a sua maneira de ler.

Há 15 anos atrás quem imaginaria que diversas editoras e jornais de grande circulação iriam decretar falência? Quem imaginaria que as videolocadoras iriam simplesmente desaparecer, quando estavam atravessando o auge do sucesso?

O e-commerce hoje é uma realidade. Uma realidade que não para de crescer a cada ano, e que continuará crescendo pelos próximos longos anos antes que uma nova forma de comércio surja em nosso planeta.

Contudo, existem alguns fatos que você não deve saber sobre as lojas virtuais. E que são extremamente necessários para quem está entrando nesse mercado que representa o futuro que já começou.

Compras por Smartphone não param de crescer

Apesar do notebook ou desktop serem as plataformas mais utilizadas ainda para a realização das compras online, o Smartphone aponta como uma tendência de mercado cada vez maior.

74% das pessoas usam o aparelho para realizar pelo menos um dos passos necessários antes de realizar uma compra online. Entre os mais jovens, o uso do smartphone para realizar todo o processo de compras é ainda maior.

O interessante, é que a classe social mais baixa como a C, D e E usam o aparelho como principal ferramenta para realizar as suas compras online.

É importante enaltecer que essas classes sociais, antes da chegada do smartphone, tinham um acesso mais restrito à internet, e por isso, não realizavam compras online até meados dessa década. Uma realidade que vem se transformando.

Dessa maneira, quando pensamos em loja virtual precisamos nos adaptar ao futuro. Deixá-la navegável para o acesso dos celulares, inclusive com a criação de aplicativos móveis que facilitam a vida do usuário.

Construir uma loja virtual é mais fácil do que se pode imaginar

Um outro fato curioso, é que muitas pessoas ainda não sabem o que é e-commerce acreditam que construir uma loja virtual é um processo trabalhoso e custoso. E por essa razão prorrogam a entrada da sua empresa na internet.

A verdade, é que com o crescimento cada vez maior da tecnologia, milhares de plataformas surgiram para auxiliar os empreendedores na construção de suas lojas virtuais, facilitando assim, suas vidas.

Nesse sentido, hoje, construir uma loja virtual é bem mais barato e menos trabalhoso do que você pode imaginar. Sendo que, inclusive algumas plataformas disponibilizam ferramentas que deixam o seu site navegável tanto para notebook quanto para Smartphone.

Dessa maneira, escolher uma boa plataforma para findar uma parceria e começar o seu negócio na internet, é muito mais do que um diferencial competitivo na atualidade. É uma necessidade cada vez maior para que sua empresa continue viva dentro do mercado.

Você pode ter clientes no mundo todo

Essa é sem dúvida alguma uma das maiores dúvidas que as pessoas têm. E, sim, é possível vender para o mundo todo através de uma loja virtual, respeitando as documentações necessárias para isso.

Os correios possuem um sistema específico para entregas no exterior, e o Brasil possui uma infinidade de incentivos para quem deseja exportar, inclusive com isenção do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

Algumas documentações são necessárias para a concretização desse tipo de transação, como a Fatura proforma, o conhecimento de embarque, e alguns documentos técnicos sobre o produto dependendo do país.

Entretanto, uma loja virtual bem trabalhada em diversos idiomas é uma verdadeira porta de entrada para a realização de vendas no exterior, aumentando o faturamento da sua empresa de forma exponencial.

Você tem muito mais segurança financeira

Era comum até bem pouco tempo atrás ouvirmos a palavra inadimplência. Afinal, as empresas ao concederem crédito para seus clientes acabavam correndo riscos no momento de receber.

O varejo físico sempre foi marcado por vendas no crediário, ou até mesmo vendas com cheque pré-datado. E quando o cliente não honra com seus compromissos, a empresa pode inclusive ir à falência.

Já, no comércio virtual essa é uma realidade muito rara. Pois, a maioria das empresas realizam as suas vendas de forma bastante segura. Isso acontece porque as plataformas normalmente disponibilizam opções seguras de recebimento.

Podemos citar o Paypal como uma opção bastante segura para as transações online, bem como o recebimento através das empresas de cartão de crédito que também disponibilizam essa modalidade para as empresas.

Então, é possível vender para o mundo todo com uma loja virtual, tendo uma verdadeira segurança em relação ao recebimento, evitando possíveis perdas financeiras que possam vir a comprometer o seu negócio.

O Marketing é muito mais barato

Um outro fato que pouca gente sabe é que o marketing digital é muito mais barato do que o marketing tradicional.

Lembram como era caro fazer uma propaganda na televisão? E uma propaganda no rádio? Nos jornais? E até mesmo em carro de som? Em virtude do alto custo muitas empresas acabavam desistindo de divulgar o seu negócio.

No entanto, divulgar um produto, ou até mesmo a própria loja virtual na internet é bem mais em conta, e pode alcançar um número muito maior de pessoas se souber usar a criatividade e os canais digitais.

Existem inúmeras possibilidades de divulgar a sua loja virtual, podendo usar o Facebook, o Instagram, o Youtube, o WhatsAPP, um blog, ou até mesmo google para ganhar visibilidade e tornar-se conhecido.

Muitas empresas criam o próprio canal no Youtube, desenvolvem artigos para alcançar as primeiras posições do google, e usam corretamente as hashtag para alcançar um número maior de clientes no Instagram.

Claro que algumas propagandas possuem um custo, todavia, esse custo é bem inferior ao custo de uma propaganda na televisão ou na rádio, e é esse um dos principais motivos que fazem o marketing digital ser mais barato.


Agora que você já sabe esses 5 fatos curiosos sobre as lojas virtuais chegou o momento de tirar o seu projeto do papel e começar a trabalhar a realização do seu sonho, expandindo os seus projetos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.