DestaquesEsporte

5 esportes que podem ser praticados no inverno

O inverno está chegando no Brasil (e em todo hemisfério sul), e esse período do ano, marcado pelas baixas temperaturas, tende a fazer com que as pessoas fiquem mais dentro de casa e abdiquem da prática de atividades físicas, principalmente daquelas ao ar livre. Por isso, para quem gosta de esportes e não deseja passar frio, existem cinco opções para manter a forma e a saúde física e mental em dia, sem se expor ao clima mais gelado.

Aquecimentos e alongamentos

Independentemente do tipo de exercício escolhido ou até mesmo da falta de um, a prática de aquecimentos e alongamentos é fundamental para manter a devida flexibilidade do corpo e preparar os músculos e tendões para evitar dores e lesões durante e após uma atividade física.

Dentre as opções de aquecimento estão agachamentos, polichinelos, pular cordas e caminhadas e/ou corridas curtas. Os alongamentos devem ser feitos por grupo muscular e ter a duração mínima e máxima entre 15 e 45 segundos, de forma a trazer os efeitos desejados sem prejudicar o seu desempenho.

Treinamento funcional

Foto: Pexels

Mais do que produzir resultados estéticos, esse tipo de treino tem como objetivo contribuir para a melhora da capacidade motora ao realizar atividades essenciais do dia a dia, como saltar, agachar, levantar, arremessar, puxar, empurrar, andar e correr, utilizando o peso do próprio corpo. Também é capaz de corrigir a postura e desenvolver o equilíbrio e flexibilidade.

A vantagem desse tipo de atividade é que pode ser realizada em qualquer espaço, mesmo dentro de casa, e sua duração varia de 20 a 40 minutos, ou seja, é um treino considerado rápido. Como em qualquer esporte, praticantes iniciantes devem ser acompanhados por um profissional da área.

Esportes da mente

Ao contrário do que alguém ainda pode achar, a prática de esportes não está relacionada só ao exercício físico. Para provar isso, a Associação Internacional de Esportes da Mente tem hoje uma lista que oficializa cinco atividades como modalidades esportivas de cunho intelectual. E todas elas podem se tornar ótimas opções para se divertir e desenvolver aspectos como raciocínio, memória, concentração, tomada de decisões, dentre outros.

Uma das modalidades mais populares entre os esportes da mente é o poker, famoso jogo de cartas que pode ser praticado presencialmente ou online, em diversos tipos de classificações. Dentre as mais conhecidas combinações do poker está a tradicional ‘high’, utilizada em categorias como o Hold’em, Omaha, Seven Card Stud e Five Card Draw.

Também faz parte dessa lista o Bridge, outro esporte de cartas, de origem britânica, que utiliza aspectos de leilão para se obter vazas. Os outros três são jogos de tabuleiros, como os já bem conhecidos damas e xadrez e o menos famoso no Ocidente chamado go, bastante popular no leste asiático e que é caracterizado pelo grande desenvolvimento da capacidade estratégica.

Escalada

Ainda em crescimento no Brasil, mas incluída como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio em 2021, a escalada esportiva é uma atividade que pode ser feita em ambientes fechados, como ginásios e estabelecimentos específicos que a promovem. Trata-se de um esporte de aventura realizado em paredões e percursos com obstáculos, em diferentes níveis de dificuldades, que desafiam o corpo perante a força da gravidade.

É uma modalidade capaz de fortalecer e tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e coordenação motora e ainda melhorar a capacidade de concentração. Praticantes em estágio inicial devem sempre ser instruídos por profissionais especializados, a fim de garantir o uso da técnica adequada e dos recursos de segurança.

Natação em piscina aquecida

Se no frio fica mais difícil encarar atividades ao ar livre, ao menos as academias de esportes aquáticos oferecem a opção de utilizar uma piscina aquecida. Conhecida por ser um dos exercícios mais completos para o desenvolvimento do corpo humano, a natação beneficia não apenas o condicionamento físico como também ajuda a melhorar a respiração, muitas vezes afetada pelas baixas temperaturas do inverno. Sendo assim, é um dos esportes mais indicados para se praticar nessa época do ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.