5 dicas para motivar as crianças ao hábito da leitura
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

5 dicas para motivar as crianças ao hábito da leitura

novembro 9, 2016 0 Por Rafael Nicácio

São vários os estudos que já comprovaram a importância da leitura para o desenvolvimento humano. Além de apresentar diferentes maneiras de lidar e interagir com o mundo, ela ajuda no desenvolvimento da linguagem e aprimora a percepção da criança.

O hábito da leitura deve ser incentivado até mesmo na primeira infância, momento em que a criança está em constante descoberta, desenvolvendo sua fala e percepção.

Separamos algumas dicas importantes que lhe ajudarão a incentivar os pequenos a começarem a ler de forma divertida e prazerosa. Confira!

1. Comece a ler o quanto antes

A leitura é um hábito que precisa ser incentivado desde cedo. O pequeno vai se acostumando aos poucos e isso se torna algo cada vez mais comum para ele. Portanto, mantenha um ritmo de leitura com seu filho, isso contribuirá com o bom relacionamento entre você e ele.

2. Escolha o tipo de leitura ideal para a faixa etária

“Para cada momento da vida da criança é indicado um tipo de leitura específico”, diz o especialista Richard Bamberger, na obra Como Incentivar o Hábito de Leitura. Sendo assim, é necessário saber qual é o tipo de livro ideal de acordo com a faixa etária do seu pequeno leitor. Uma dica para encontrar bons livros é o site Leiturinha, que oferece um serviço especializado com as melhores indicações de livros infantis de acordo com a idade do seu filho. Você também encontra as versões digitais dos livros para usar a tecnologia a favor dos pequenos.

3. Desperte o interesse

Outra dica é não ler o livro de uma vez e sem pausas. Despertar o interesse das crianças por meio de perguntas sobre a história é um método interessante para que elas fiquem curiosas e, assim, se interessem mais pelo livro.

4. Repetir a história é natural

As crianças reconhecem o livro pela ilustração e costumam se apegar aos personagens e às histórias. Portanto, é natural que elas lhe peçam para contar a mesma história várias vezes; dessa forma, elas compreenderão e descobrirão cada vez mais sobre o enredo.

5. Deixe o livro em um local de fácil acesso

Quando muito pequenas, as crianças precisam de ajuda para manusear os livros. Deixe-os em um local de fácil acesso para que elas comecem a folheá-los e, aos poucos, lê-los sozinhas. Isso incentiva as crianças a praticar a leitura cada vez mais.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!