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5 dicas para investir em uma clínica odontológica em 2022

Muitos dentistas têm o sonho de ter seu próprio negócio ou sua própria clínica odontológica. Entretanto, nem todos sabem por onde começar. Portanto, confira 5 dicas para investir no seu negócio.

Tenha um planejamento estratégico

Esse costuma ser um dos passos mais difíceis para quem busca começar um negócio ou abrir uma clínica. 

A burocracia para abrir uma clínica e oferecer um plano odontologico empresarial, ou individual, pode ser agravada com a falta de planejamento, o que só atrapalha o futuro empreendedor.

Isso porque, muito antes do primeiro passo é essencial se planejar. Sem um plano de negócios em sua clínica, o estabelecimento acaba ficando suscetível a diversos problemas. 

Uma das principais queixas dentro do ramo odontológico é em relação ao atendimento, pois não existe um termômetro que classifique a forma como o paciente está sendo tratado. Por isso, antes dos feedbacks negativos se espalharem, procure perguntar como está se saindo.

Os feedbacks positivos e aprimoramento do atendimento criam uma reputação boa para a clínica ou consultório.

Através de uma análise interna eficiente, é possível compreender as falhas e cenários nos seguintes pontos:

  • Atendimento;
  • Estoque;
  • Acomodações gerais dentro do consultório;
  • Satisfação dos funcionários.

Além disso, é importante pensar e organizar o lado financeiro, levando em consideração que o estabelecimento pode acabar enfrentando dificuldades ou até mesmo crises, como um fluxo de caixa muito baixo e pouca rentabilidade.

Defina metas 

Assim como em toda área, é importante traçar metas para que você consiga saber aonde quer chegar e o que precisa fazer para atingir seus objetivos. 

Dessa forma, o primeiro passo para conseguir traçar boas metas é entender a realidade de sua clínica e qual o foco dela.

Por exemplo, sua clínica será focada em plano odonto empresa? Caso a resposta seja sim, busque se informar e saber o que é necessário para alcançar esse objetivo. 

Seguindo neste caminho, suas metas terão sintonia com os objetivos e a mesma te conduzirá a oferecer um serviço de melhor qualidade em um percentual que seja possível dentro da realidade.

Estratégias adequadas

Uma vez que você já possui um bom planejamento e boas metas, o que falta agora é colocar tudo isso em prática.

Porém, para ter uma execução satisfatória do plano é necessário ter boas estratégias. 

Vale ressaltar que estas estratégias devem ser possíveis e específicas. Isso porque, a melhor maneira de organizar suas ideias é usando um cronograma de ações. 

Assim, você pode definir quais estratégias são mais prioritárias, o tempo para a execução de cada uma delas, indicadores e métricas de acompanhamento e também o time de responsáveis por cada ação, como por exemplo, o time que cuide do plano dentario empresarial.

Diferentes cenários e gestão de crise

Uma vez que sua clínica está em funcionamento, é necessário avaliar vários cenários repetidamente.

Isso porque, em qualquer momento, o negócio pode passar por crises inesperadas, sejam elas pequenas ou grandes. Como foi o caso da pandemia, da qual afetou negativamente comércios de diversos segmentos.

Portanto, é sempre importante analisar questões como: meses menos agitados financeiramente, bem como ações que possam melhorar esses períodos. 

Um exemplo, seria proveitoso para uma clínica que é voltada aos planos empresariais realizar uma promoção que possa abranger um plano odontologico para microempreendedor individual.

Além disso, analise outros recursos que podem ser cortados ou reduzidos para equilibrar a balança em períodos desfavoráveis.

Não só isso, também é necessário saber gerenciar períodos bons, sabendo onde investir o dinheiro ganhado. 

Um exemplo disso seria pensar em abrir uma nova filial, transformar o seu negócio em uma franquia ou atender novos nichos como ortodontia infantil, entre outras coisas. Nesse requisito, todas as opções são uma possibilidade.  

Processos internos 

Vale dizer que, mesmo depois de alcançar o sucesso com sua clínica odontológica, ainda será importante reavaliar seus processos internos, sempre avaliando tudo que ainda pode ser otimizado. 

Além disso, busque constantemente renovar seus produtos e serviços de acordo com o mercado, fazendo pesquisas que aperfeiçoem seu nicho de clientes, oferecendo beneficios plano odontologico empresas para os clientes mais antigos. 

Também é possível listar recursos disponíveis, analisar quais processos demandam mais tempo ou são cruciais para sua gestão, assim como, avaliar o nível de satisfação dos seus pacientes promovendo canais de feedbacks. 

Por fim, desenvolva métricas de acompanhamento do seu planejamento inicial, assegurando que suas estratégias estão no caminho certo e que elas têm trazido os resultados esperados.

Dessa maneira, reveja seus planos periodicamente e, se for o caso, faça as alterações necessárias.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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