5 cursos para quem gosta de matemática concorrer pelo Enem

disciplina que envolve o universo dos números não é nem de longe a queridinha de muitos brasileiros. Porém, ela é a preferida de alguns estudantes, que além de gostar da matemática, pensam em seguir carreira em profissões que exigem um bom entendimento de cálculos, medidas, variações e estatísticas.

Para quem não resiste à ciência do raciocínio lógico e abstrato e quer escolher um curso superior para concorrer a uma vaga na faculdade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há opções de carreiras. Conheça algumas graduações para os amantes dessa área do conhecimento.

Confira a lista:

Cursos para quem gosta de matemática

1. Engenharia de Alimentos   

O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais aptos para atuar diretamente ligado ao estudo da produção de alimentos em escala industrial. A titulação é de grau bacharelado e no mercado de trabalho podem atuar em todas as etapas do processo de fabricação e conservação de alimentos, como também no desenvolvimento de técnicas, maquinários e software, definição de métodos de tratamento de resíduos, entre outros. 

Por se tratar de um curso da área da Engenharia, após a graduação os profissionais precisam fazer o registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde vai atuar.

2. Ciências Contábeis

O contador é responsável pelas contas da empresa ou pessoa física contratante, fazendo o registro e o controle de receita, auditoria e perícia das áreas contábeis. O curso de Ciências Contábeis é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado. A graduação é direcionada para quem tem o perfil voltado para organização e aptidão para lidar com números.

3. Ciência da Computação

curso de Ciências da Computação tem duração média de quatro anos e é disponibilizado na modalidade de bacharelado. Durante a graduação, o estudante é preparado para desenvolver, implantar e manter sistemas de acordo com metodologia e técnicas adequadas, com o objetivo de dar maior qualidade, custos, prazos e benefícios, aos processos e rotinas de trabalho das áreas.

4. Estatística

O curso de Estatística é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado da área das Ciências Exatas. Ao longo dos quatro anos de estudo os estudantes são capacitados para trabalhar com a coleta, análise e interpretação de dados numéricos no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. No mercado de trabalho pode atuar com o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas, medições e análise de dados, visando ajudar na tomada de decisões de empresas.

5. Matemática

graduação em matemática conta com duas modalidades de titulação: bacharelado e licenciatura. Independente da habilitação, o curso tem duração média de quatro anos. Quem opta pela graduação com titulação de bacharelado, pode atuar em indústrias e empresas juntamente com equipes multidisciplinares e desenvolver atividades como resolução de problemas que envolvem cálculos e lógica, como desenvolvimento de produtos, por exemplo.

Já o profissional que opta pela licenciatura atua no campo da docência, ministrando aulas, como professor na educação básica ou até mesmo no nível superior – a depender da continuação acadêmica em mestrados.

Fonte: Agência Educa Mais| Géssica Santos

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.