3 lições da obra do Aguinaldo Silva que a Globo não mostra!

janeiro 4, 2020 0 Por Felipe Jordan

Na última quinta-feira 2 de Janeiro, o Autor de novelas Aguinaldo Silva, teve a parceria de 40 anos com a emissora TV Globo encerrada.

A TV Globo publicou uma nota informando que o contrato com o autor não foi renovado. Pasmem… E foi só isso!

Podemos aprender algumas lições da trajetória do autor na emissora mais popular do Brasil.

1ª Lição: Ativismo Raiz

O Autor não é desses artistas que levanta bandeiras que tremulam de forma efêmera e que minguam com a mesma “agilidade”. Isto porque a sua própria obra é altamente ativista!

Em Senhora do Destino, o Brasil inteiro ouviu o nordeste e da bravura nordestina, sem caricatura, sem humor retrógrado. Na novela Tieta – ainda hoje uma das obras mais reprisadas e que dá nome a festas e festivais de brasilidades do centro de São Paulo – conhecemos dezenas de mulheres que redescobrem os seus potenciais humanos, muito antes da palavra “empoderamento feminino” cair no vocabulário popular.

Se podemos aprender alguma coisa disto, é que o ativismo é mais do que um post “lacrativo” com milhares de compartilhamentos no facebook. O ativismo precisa acontecer na raiz, no trabalho, na vida.

2ª Lição: Atento aos sinais

Todo empreendedor, sabe que o seu trabalho continua após atravessar a catraca.

Quem acompanha Aguinaldo Silva, nas redes sociais e entrevistas, sabe que o trabalho dele para construir um mundo, uma novela, começa muito antes do primeiro capítulo e só termina… não termina nunca. Visto que ele está sempre atento ao que está acontecendo à sua volta, atento as mudanças, de olho no futuro.

E foi desta forma que ele conseguiu tratar de assuntos tão atuais como por exemplo, especulação imobiliária e muito antes do filme “Aquarius” virar modinha.

Se levarmos esta característica para nossas vidas, teremos muito o que ganhar. Pois, poderemos começar a levar para as nossas atuações profissionais o que há de novo e visto que o mercado adora novidades, essa lição resultará em dinheiro no bolso.

1ª Lição: Sonhe alto!

A imaginação sempre foi a característica mais forte das novelas do Aguinaldo. Personagens voam, aparecem de madrugada assombrando uma cidade, as pessoas mudam e conquistam seus sonhos!

Em todas as criações de Aguinaldo Silva, os sonhos se tornavam realidade.

Desde Elisa, que na novela Tieta sonhava em conhecer São Paulo, até Maria do Carmo, de senhora do destino, que consegue reencontrar sua filha perdida.

Essa é uma grande lição do autor, sonhar e impetuosamente ir em busca do que se deseja.