3 Desafios da Administração Estratégica

dezembro 6, 2019 0 Por Felipe Jordan
3 Desafios da Administração Estratégica

3 Desafios da administração estratégica

Segundo o administrador da empresa Tilde Marine, Gustavo Luiz Costa Marquês de Sá a disciplina da administração estratégica tem se tornado cada vez mais desafiadora desde que as dinâmicas de interação vêm se modificando nos setores políticos, econômicos, setoriais e tecnológico.

Isto se dá pois, além da constante necessidade de ir em busca dos melhores resultados possíveis – para que possam garantir a sobrevivência da empresa com o setor que atua – os administradores enfrentam diariamente a necessidade de revisitar as estratégias.

A utilização de ferramentas estratégicas é a chave mais recomendável para alcançar um bom desempenho. Mas para a administração ser efetivamente estratégica é necessário levar em consideração a existência de 3 desafios.

– Selecionar Ferramentas

O primeiro desafio da administração estratégica é a seleção das ferramentas de apoio à tomada de decisões.

De acordo com o Gustavo Luiz Costa Marquês de Sá, citado anteriormente, a escolha das ferramentas que você irá utilizar para gerir a tomada de decisões é um dos fatores frequentemente negligenciado e que, no entanto, está diretamente ligado ao percurso que você irá traçar e seguir.

Ao escolher as ferramentas de gestão, análise de dados e planejamento é importante levar em consideração o quanto cada uma dessas ferramentas contém na essência a visão do seu setor de atuação, desta forma será cada vez mais funcional enxergar o cenário interno e localizar micro disfuncionalidades.

2ª – Calcular Fatores externos

Um segundo desafio da administração estratégica, já está mais relacionado aos fatores externos ao seu setor.

Poucos administradores estão preparados para entender que qualquer mudança no comportamento do consumidor – ou das forças sociais vinculadas a este consumidor -pode impactar diretamente o desempenho, do seu produto ou serviço, no mercado.

E este talvez seja o maior desafio, pois termina por exigir que o administrador estratégico esteja constantemente pensando no seu negócio.

Em outras palavras é preciso se tornar uma espécie de “obcecado” pelo seu negócio e pensar nele o tempo inteiro.  

Desde ao ter contato com novas descobertas científicas até ao ouvir o vizinho comentar no telefone, sobre os motivos pelos quais ele não compra mais determinado produto.

Este é um comportamento que também é referido nos estudos sobre Inteligência competitiva. Pois possibilita que o administrador se antecipe às exigências do mercado, antes dos principais portais alarmarem as mudanças.

Samuel Certo, que foi um dos principais responsáveis por elaborar a teoria da administração estratégica – desde os anos 50 – já apresentava a necessidade de que uma organização precisa estar integrada, como um conjunto ao seu ambiente.

 E a melhor forma de integrar uma organização com o seu ambiente é estando em contato com as camadas informais do convívio sociais.

– Colocar em prática

O terceiro grande desafio da administração estratégica, está mais relacionado a colocar em prática.

Uma vez que você conseguiu coletar dados e informações suficientes para tomar decisões com segurança, levando em consideração também os fatores externos e informais, você precisará realizar as etapas de implementação.

Neste ponto, o desafio é estabelecer um planejamento minucioso. É necessário esclarecer, para a equipe que fará parte da implementação:

  • As forças que impulsionam as novas estratégias,
  • Os resultados que poderão ser alcançados por conta dessa nova abordagem de atuação,
  • As perdas que serão sofridas caso a estratégia não seja seguida;
  • E o mais importante é não deixar dúvidas em relação às tarefas e as funções de cada membro da equipe.

Retomando a visão do Administrador Gustavo Luiz Costa Marquês de Sá, as vantagens de executar um planejamento estratégico, atravessam desde a segurança que o administrador poderá gozar ao se relacionar com o seu mercado de atuação, até o alcance de novas possibilidades de comercializar o seu produto e por estes motivos ultrapassar as margens de lucro.

Para entender mais sobre administração estratégica, talvez você se interesse por esses 5 cursos online de administração, completamente gratuítos.