Variedades

1º de maio: Por que hoje é o Dia do Trabalho?

No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago (EUA), houve uma reunião com milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Em 4 de maio de 1886, outra manifestação aconteceu em Chicago resultando na morte de policiais e protestantes. O evento  ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

Em 1889, o Congresso Internacional Socialista, realizado em Paris,  estabeleceu que no dia 1º de maio aconteceriam manifestações operárias, por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho. Sendo assim, em 1º de maio de 1890, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram fizeram manifestações . Foi dessa maneira que o dia 1º de maio foi marcado por uma greve geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista. O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e mostrava o poder de organização dos trabalhadores internacionalmente.

No Brasil, o Dia do Trabalho chegou junto dos imigrantes europeus. Em 1917, aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e o comércio . A classe operária se fortaleceu cada vez mais e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.

Um período de destaque para o dia 1º de Maio foi a Era Vargas. Se antes a data era marcada por protestos e manifestações de trabalhadores, no governo de Getúlio Vargas era o momento de divulgação de sua propaganda trabalhista. Foi marcado como o dia em que Vargas anunciava novos benefícios aos trabalhadores, transformando  como “Dia do Trabalhador”.

No Brasil atual, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado com desfiles, festas populares e protestos.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.