Dicas de Saúde, Saúde

10 suplementos que vão ajudar praticantes de Crossfit a potencializar seus resultados

Foto: Reprodução / kamoncrossfit

A proximidade do verão faz com que muitas pessoas busquem as academias a fim de conquistar o sonhado corpo de verão. E uma das modalidades que mais chamam a atenção nesse sentido é o crossfit, relativamente recente no Brasil. A prática é capaz de proporcionar diversos benefícios aos seus adeptos, como emagrecimento, viabilizar um significativo aumento do condicionamento físico e, claro, a definição do seu corpo. “Como todo esporte que exige performance muscular, a questão da suplementação deve ser levada em consideração para uma efetiva conquista dos resultados”, afirma Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele. Sendo assim, a farmacêutica aponta 10 suplementos essenciais para ajudar os praticantes de crossfit a conquistarem seus objetivos:

Creatina: “É o melhor suplemento para incrementar a construção e a força muscular. A creatina contribui na produção de energia para as células musculares, aumentando a força, explosão e a recuperação de curto prazo”, afirma a farmacêutica.

ZMA (Zinco, Magnésio, Vitamina B6): “Esses 3 componentes combinados aumentam os níveis anabólicos, gerando força, resistência, favorecendo a recuperação física e promovendo massa muscular.”

Bitartarato de colina: “É um nutriente importantíssimo para manter os nervos e o cérebro saudáveis, promovendo potencial máximo para o desempenho cognitivo e atlético. Seus efeitos são potencializados quando o suplemento é associado ao Alfa-GPC, fosfatilcolina que garante maior resistência e explosão muscular”, explica Luisa.

β-alanina: Segundo a farmacêutica, é o suplemento mais eficaz para aumentar o tempo de exaustão de forma confiável e, além disso, o suplemento estende os efeitos benéficos da creatina.

Vitamina D: “A vitamina D fortifica os ossos, melhorando a resistência durante os exercícios. Outro benefício é sua contribuição na produção de testosterona.”

Ácidos graxos Ômega-3: “Essas gorduras agem como anti-inflamatórios naturais, podendo reduzir e aliviar a dor nas articulações. Sendo assim, melhora a recuperação do atleta entre um treino e outro”, explica.

Suplementos pré-treino: Os suplementos dessa categoria auxiliam na força física e explosão muscular. “A cafeína ajuda na capacidade de concentração, aumentando o desempenho mental. O ativo teacrina, por exemplo, melhora de forma efetiva os processos metabólicos naturais do corpo para fornecer energia, reduzindo a fadiga e aumentando a performance. Além disso, melhora a motivação, o humor, a cognição, e não possui efeitos colaterais como outros suplementos pré-treino”, afirma Luisa Saldanha.

Proteínas e Aminoácidos: Promovem força, ganho de massa muscular e recuperação de curto prazo; a farmacêutica recomenda três tipos: “O whey protein (isolado) melhora a capacidade dos músculos de se adaptar após exercícios intensos, além de prolongar o ganho muscular. Já o Bodybalance, composto por peptídeos bioativos de colágeno, contribui para a redução da gordura corporal e para o aumento de massa magra, força e resistência muscular. A proteína de arroz e ervilha, por sua vez, é uma opção alternativa para intercalar com o whey, pois ambas se complementam no teor de aminoácidos”.

Multivitaminas: Um multivitamínico é uma das maneiras mais fáceis e eficientes de se adicionar nutrientes à dieta e garantir que o atleta obtenha os melhores resultados. “O suplemento em si não fornece um efeito específico, mas é uma ótima forma de evitar o risco de deficiência nos principais nutrientes, que acabam trazendo problemas ao desempenho atlético”, diz.

L-cartinina: “Níveis ideais de cartinina nos músculos e no cérebro fornecem melhor resistência, nível de açúcar no sangue e sensibilidade à insulina. Isso resulta em um aumento significativo na recuperação, além de combater o risco de diabetes e melhorar a saúde metabólica geral.”

A farmacêutica acrescenta ainda duas dicas complementares: “O colágeno não desnaturado tipo 2 ajuda a manter a saúde das articulações, promovendo maior conforto e melhorando a mobilidade e flexibilidade quando elas estão inflamadas. Já o complexo de ácido ortosilícico estabilizado gera ações benéficas para a saúde da pele, cabelo, unha, ossos e articulações, através da ativação das vias de produção de colágeno”, finaliza a farmacêutica.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.