DestaquesTecnologia

10 maneiras diferenciadas de usar um PDF

O Portable Document Format (PDF) é um tipo de documento muito usado na internet. A sua aplicabilidade é bem ampla. E existem algumas dicas que podem fazer com que a sua experiência com PDFs seja ainda mais interessante.

1 Criar um PDF

Uma maneira bem diferenciada de usar um PDF é saber criar esse arquivo para recibos ou qualquer outro documento. Muitas pessoas sabem abrir um PDF, mas poucas sabem criá-lo. Para criar um PDF é necessário escolher, no momento que você for salvar o seu documento no Word, a opção PDF. É importante destacar que existem outros softwares que também oferecem esse tipo de serviço, além do Word.

2 Editar um PDF

Você poderá editar PDF alterando os dados que estão nele. Para isso, é necessário ter uma assinatura do Adobe Acrobat. Entretanto, algumas empresas permitem que você faça isso usando o site delas. Porém, para que você possa editar sem problemas, será necessário carregar o arquivo no site da empresa.

Por isso, para documentos que são mais sigilosos, o ideal pode ser usar o próprio Adobe Acrobat. A edição de um PDF é ótima para quem deseja alterar esse arquivo rapidamente, ou então permitir que outras pessoas editem ele.

3 Unir PDFs

Um recurso bem bacana do PDF é permitir que o usuário combine mais de um PDF em um só documento. Isso é perfeito para quem tem dois arquivos que são complementares, mas que foram criados por pessoas diferentes. Ou então documentos que foram criados em momentos diferentes. Essa união de PDFs pode ser feita tanto usando sites de terceiros como a própria plataforma da Adobe Acrobat.

4 Converter um PDF

Sites como ILovePDF permitem que você converta o seu documento em diferentes formatos. Dentre os formatos que você pode alterar o seu PDF pode ser em Word, planilha do Excel, JPG, PowerPoint, entre outras opções. Esse recurso de conversão é ótimo para quem pretende usar o conteúdo do seu PDF para outras finalidades, além do PDF.

5 Proteger o seu PDF com uma senha

Um arquivo PDF pode ser também protegido com uma senha. Essa senha extra permite que você bloqueie o seu documento para que terceiros não possam acessá-lo sem digitá-la. Para fazer isso, basta que você escolha a opção Arquivo e depois opte pela opção de proteção por senha. Lembre-se de criar uma senha que você vai se lembrar para que você consiga acessar o seu documento novamente.

6 Encontrar seções do seu PDF

Um arquivo de PDF pode ter muitas páginas. E encontrar a informação que você precisa manualmente é algo que pode levar muito tempo. Por isso, você pode usar o recurso de pesquisar por palavras para agilizar o uso do seu PDF.

Para usar esse recurso basta selecionar a tecla CTRL junto com a letra F. Isso abrirá uma caixa de diálogo no canto superior direito do seu PDF. Agora basta digitar a palavra chave que você pretende usar para pesquisar e você poderá encontrá-la em seu PDF.

7 Notas em seu PDF

Você pode adicionar notas em seu PDF para que a pessoa que lê ele saiba o que você comentou. Esse recurso é bem interessante para quem trabalha com a revisão de documentos. Afinal, você pode adicionar notas ao longo do documento para solicitar alterações e justificar as alterações que você quer que sejam realizadas. Para fazer isso basta clicar no ícone Comentário para inserir o seu comentário no texto.

8 Vídeos e animações em seu PDF

O PDF também permite que você inclua animações em seu arquivo. A animação pode ser inserida como hiperlink ou então colocando um ícone para que o leitor possa clicar e ser redirecionado para outro local. Isso gera mais interatividade para o seu PDF. Porém, pode aumentar o tamanho do arquivo, dependendo da mídia que você inseriu em seu documento.

9 Assinar PDFs

Os PDFs também são interessantes para quem deseja criar um contrato que deva ser preenchido por outra parte interessada. Pois você pode criar um espaço dentro do PDF onde o leitor possa inserir a sua assinatura digital, bem como desenhá-la. Isso permite que um serviço possa ser acordado sem que seja impresso um documento físico.

10 Crie formulários usando PDFs

A última maneira diferenciada de usar o seu PDF é criar formulários com ele. Você poderá criar documentos que podem ser completados por quem está usando o seu PDF. Isso permite que uma pessoa possa preencher os dados de um contrato, por exemplo, de maneira totalmente digital.

Use todos os recursos do seu PDF

Agora que você conhece 10 maneiras diferenciadas de usar o seu PDF é hora de colocar o seu conhecimento em prática. Aproveite e crie o seu PDF de maneira personalizada e para o seu objetivo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.