Zika Vírus também pode ser transmitido por relação sexual

 

O médico infectologista Kleber Luz, professor de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lembra que, no caso do Zika Vírus, a transmissão não acontece somente através da picada do mosquito Aedes aegypti — ou Aedes albopictus, mais específico para a Zika e que já está no Brasil e em Salvador.

RTEmagicC_177e9505f5.jpg

O mosquito albopictus já existe em Salvador — foi identificado por pesquisadores no Vale do Canela. O inseto veio exportado para o Brasil em contêineres de navios, segundo o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró. Segundo Luz, outro aspecto importante são as possibilidades de transmissão: perinatal (de mãe para filho), transfusão de sangue e via sexual.

“Esses vírus acabam tendo essas possibilidades de transmissão, além, é claro, pelo mosquito do gênero Aedes”, explicou Luz, na apresentação aos 250 médicos, na quarta-feira (8), no Hospital Geral Roberto Santos. Outro aspecto observado sobre o Zika Vírus é o grau de eficiência.

“O Zika está se mostrando altamente virulento. Pelo que a gente nota, é necessário uma quantidade pequena para o desenvolvimento do vírus”, disse o infectologista Fábio Amorim, do Hospital Couto Maia e da Clínica Cehon.

Com informações do Correio 24 horas 

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!