Notícias

WikiLeaks acusa EUA de financiar Panama Papers contra Putin

(ANSA) – O WikiLeaks, que se tornou famoso por divulgar documentos diplomáticos confidenciais dos Estados Unidos, acusou o governo norte-americano de financiar a investigação “Panama Papers”, que atingiu o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo uma mensagem postada no Twitter da organização, Washington apoiou a iniciativa por meio da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), órgão responsável por administrar ajudas civis dos EUA no exterior.

“O governo dos Estados Unidos financiou o ataque do #PanamaPapers a Putin via Usaid. Alguns bons jornalistas, mas não um modelo de integridade”, escreveu a organização fundada por Julian Assange. O WikiLeaks ainda mostra uma reprodução da página na internet do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), entidade que promove reportagens sobre corrupção e crime organizado e está por trás do caso “Panama Papers”, com o patrocínio da Usaid.

Quem também apoia o OCCRP é a fundação do bilionário húngaro-americano George Soros, crítico feroz de Putin. “Se você censura mais de 99% dos documentos, por definição você só faz 1% de jornalismo”, acrescentou o WikiLeaks, se referindo à prática dos meios de comunicação envolvidos no “Panama Papers” de divulgar apenas parte dos arquivos.

No começo da semana, o governo da Rússia já havia chamado a investigação de “putinfobia”. Os documentos panamenhos levantaram suspeitas sobre uma suposta lavagem de dinheiro bilionária envolvendo pessoas muito próximas ao presidente, incluindo um de seus melhores amigos, Sergey Roldugin.

Este último é apontado como dono de três offshores, duas delas criadas pelo banco Rossiya, que é alvo de sanções tanto dos Estados Unidos como da União Europeia por causa da anexação da Crimeia por Moscou. Essas e outras companhias ligadas a aliados de Putin teriam movimentado pelo menos US$ 2 bilhões em paraísos fiscais.

A investigação “Panama Papers” (“Papéis do Panamá”) vazou milhões de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, especializado em abrir companhias offshore em paraísos fiscais, e atingiu poderosos de todo o mundo, incluindo políticos, esportistas e empresários.

Os arquivos foram entregues por uma fonte anônima ao jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”, que os repassou para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), ligado ao OCCRP. O órgão confiou os documentos a cerca de 400 repórteres de 80 países, que estão divulgando as informações aos poucos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.