Home Notícias Brasil RN Natal Vigilância Sanitária de Natal realiza Operação Semana Santa

Vigilância Sanitária de Natal realiza Operação Semana Santa

Publicidade

Vigilância Sanitária de Natal realiza Operação Semana Santa
0
Publicidade

O Setor de Vigilância Sanitária, por meio do Núcleo de Controle de Alimentos (NCA) da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a fiscalização de pescados, denominado de Operação Semana Santa, desde o início deste mês, e segue até dia 5 de abril, nos estabelecimentos comerciais da cidade.

A equipe de técnicos do NCA está realizando inspeções sanitárias em peixarias, supermercados, mercadinhos, mercados público de peixes nas regiões dos cinco Distritos Sanitários de Natal.

“A Operação Semana Santa visa à segurança alimentar nesse período de grande consumo de pescados. A equipe visita os estabelecimentos para averiguar se os produtos estão dentro dos padrões da Vigilância Sanitária”, informou o chefe do NCA, Hildeberto Medeiros Cunha.

A Vigilância Sanitária de Natal recomenda aos consumidores para tomarem cuidados na aquisição de pescado (peixes, crustáceos e moluscos), porque é altamente perecível, exigindo cuidados especiais na sua conservação, manipulação e preparo.

Na hora da compra, verificar se os pescados estão com bom aspecto: guelras vermelhas, escamas brilhantes e bem aderidas, olhos salientes e brilhantes, pele firme, cor e cheiro próprios. Nos supermercados, sacolões, feiras livres e outros, os pescados devem estar expostos em bancas limpas, com bastante gelo ou em balcões refrigerados. O pescado deve ser submetido ao congelamento prévio à temperatura de – 20 ° C, por sete dias, se for destinado a consumo cru.

É importante que os restaurantes, churrascarias, fast-foods, entre outros, adotem os procedimentos de Boas Práticas, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária do alimento preparado.

Os serviços de alimentação devem implementar os procedimentos operacionais padronizados relacionados à higiene das instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório de água, higiene e saúde dos manipuladores, controle e garantia de qualidade dos alimentos.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!