Home Notícias Universo Vídeo: Nasa registra intensa explosão solar nesta quarta-feira (11)

Vídeo: Nasa registra intensa explosão solar nesta quarta-feira (11)

Vídeo: Nasa registra intensa explosão solar nesta quarta-feira (11)
Foto: Divulgação/NASA/SDO
0

No início da tarde desta quarta-feira (11), o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa registrou uma intensa explosão solar. De acordo com a agência espacial americana o auge do evento foi às 13h22, horário de Brasília. As labaredas solares são poderosas rajadas de radiação. Radiação nociva de um alargamento não pode passar através da atmosfera da Terra para afetar fisicamente os seres humanos na terra, no entanto – quando intensa o suficiente – eles podem perturbar a atmosfera na camada onde os sinais de GPS e de comunicações estão.

Nas redes sociais, alguns usuários reclamavam de terem tido problemas com o GPS na tarde desta quarta-feira. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), ligado à Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA, foi registrado um apagão de uma hora de duração nas ondas de rádio de alta frequência no início da tarde desta quarta devido à explosão.

Explosões solares são erupções repentinas na superfície do Sol que se caracterizam pela liberação de grandes quantidades de radiação e que podem ser causadas por mudanças no campo magnético. O evento desta quarta-feira foi classificado como uma explosão da classe X2.2. A classe X denota as explosões mais intensas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!