Notícias

Ventos fortes afastam chuvas no RN em julho e agosto

Os fortes ventos estão causando estiagem no Rio Grande do Norte. De acordo com a análise pluviométrica, divulgada na última quarta-feira (3) pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o mês de julho apresentou uma condição de pouquíssimas chuvas, ocasionando elevados desvios em relação a climatologia pluviométrica para o período.

Para o meteorologista Gilmar Bristot, a estiagem ocorrida nas regiões leste e agreste é consequência direta da condição predominante do vento mais forte de sul/sudeste, que atuou durante grande parte do mês. A média climatológica para julho variou em torno de 200mm no litoral, de 100 a 150mm no agreste e foi diminuindo em direção ao interior do RN. O que se observou em julho foi uma intensa irregularidade, com baixos valores acumulados, variando de 0mm a 60mm. Esse forte desvio negativo ajudou a comprometer a recarga das lagoas localizadas nas bacias difusas do leste.

Foto: Divulgação / Emparn
Foto: Divulgação / Emparn

AGOSTO

De acordo com Gilmar Bristot, o monitoramento diário e mensal das principais variáveis oceânicas/atmosféricas que influenciam na ocorrência de chuvas no setor leste do Nordeste brasileiro no período de junho a agosto tem mostrado uma evolução que não é favorável. Isso fica evidente no comportamento dos ventos alísios de sudeste, que tem atuado com intensidade maior do que o normal e com uma predominância de sul/sudeste, o que prejudica a formação de chuvas sobre a faixa leste do Rio Grande do Norte. Para o mês de agosto, segundo o meteorologista da EMPARN, “a tendência é de ocorrência de poucas chuvas devido as atuais condições”.

Ele destaca que um fator importante “é que as águas do Oceano Pacífico começaram a apresentar um resfriamento bastante consistente, evidenciando o fenômeno La Niña. Essa situação deverá permanecer até meados de 2017, o que poderá influenciar de forma positiva na ocorrência de chuvas sobre o Nordeste do Brasil no período chuvoso de 2017”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.