Notícias

Vaticano cria 1º esquadrão de combate à pedofilia

(ANSA) – A batalha da Igreja Católica contra a pedofilia foi reforçada nesta terça-feira (14) com a formação de 19 estudantes laicos e católicos como “Especialistas Internacionais na Proteção de Menores”.

Vindos de 15 países de quatro continentes, os alunos frequentaram o curso ministrado pelo Centro de Proteção à Crianças (CCP, na sigla em inglês) do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana. A missão do curso? Formar especialistas no âmbito da prevenção e do combate do abuso sexual de menores.

“Vocês estão fazendo um grande esforço para prevenir e curar a praga dos abusos sexuais de crianças. Desejo que vocês tenham coragem e paciência, que sejam audaciosos e empreendedores. Estou certo que vocês encontrarão muitos sorrisos de gratidão. Rezo por vocês e peço que façam o mesmo por mim”, escreveu em carta o papa Francisco ao presidente do CCP, padre Hans Zellner.

O curso foi iniciado em fevereiro deste ano e será repetido anualmente. Durante as aulas, os estudantes adquiriram conhecimentos para reconhecer sinais de abusos sexuais, para elaborar medidas de prevenção e para saber relacionar-se com as vítimas.

Os primeiros diplomados no “Safeguarding of Minors” vem de países como o Zimbábue, a África do Sul, Malaui, Quênia, Congo, Índia, Taiwan, Bélgica, México, Peru, Estados Unidos e Itália.

“Em muitos desses países, a importância da prevenção é subestimada e, especialmente nessas nações, há a necessidade de especialistas com uma sólida formação, na Igreja e na sociedade, promovendo e potencializando a proteção dos menores”, afirmou o padre Zellner.

Já o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, afirmou que a “prevenção dos abusos contra menores é uma prioridade para toda a Igreja”.

“De modo especial, queremos nos empenhas nas jovens Igrejas afim de que se faça todo o possível para enfrentar este triste fenômeno nas escolas, nas universidades, nas paróquias. Por isso, a Congregação para a Evangelização dos Povos está muito feliz em apoiar os esforços de formação e acadêmicos do CCP”, ressaltou Filoni.

Quem quiser participar da turma de 2017 do curso, informa a Universidade Pontifícia, poderá se inscrever até o dia 30 de junho deste ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.