Home Notícias Brasil RN UPA Esperança realiza ações voltadas para valorização do profissional de Enfermagem

UPA Esperança realiza ações voltadas para valorização do profissional de Enfermagem

UPA Esperança realiza ações voltadas para valorização do profissional de Enfermagem
Foto: Divulgação
0

Durante todo o mês de maio, em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20/05), a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Esperança – UPA Esperança – realizou uma série de ações dedicadas ao profissional de enfermagem.

A ação, que foi realizada em conjunto com várias classes, teve como objetivo destacar a valorização do profissional da área. É o que afirmou a coordenadora de Enfermagem da UPA Esperança, Andreza Viviane Costa. “Os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares são uma ponte entre o médico e o paciente. Essas atividades são fundamentais, porque no dia a dia nem sempre há o reconhecimento da classe, por isso ações como essas são fundamentais”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com Andreza Costa, as atividades começaram com uma oferta de vacinação contra a Influenza para os funcionários da unidade. Esta atividade foi coordenada pela enfermeira Ana Elita. “Fizemos ações macro que atingiram os profissionais de diversas áreas da unidade, como a semana de vacinação, e fizemos ações especificas, com a realização de capacitação e palestras destinadas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares da UPA”, contou.

Segundo Andreza Costa, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade puderam participar das seguintes palestras de capacitação: “Noções Básicas de Ventilação Mecânica” com a Fisioterapeuta Dayse Karla; “Exame de Gasometria” com Dra. Jaquenisia Brito; “Acolhimento e Classificação de Risco” com a Enfermeira Xênia Freire; e “Atualizações em Doenças Exantemáticas” com Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS.

A UPA Esperança esteve presente ainda na Caminhada pela Valorização da Enfermagem, realizada em comemoração a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, ocorrido no dia 16 de maio no Parque das Dunas.

A série de atividades foi encerrada após a equipe multidisciplinar da UPA escolher a enfermeira Irani Maria da Silva e a técnica de enfermagem Elizângela Ferreira da Silva como representantes das categorias, tendo como destaque suas atuações no cuidar com amor, a responsabilidade e o conhecimento do desempenho de suas funções.

A Coordenação de Enfermagem da UPA Esperança pretende ainda realizar outras ações ao logo do ano. Para a segunda quinzena de junho, os profissionais de enfermagem da unidade receberão uma palestra de capacitação sobre dieta enteral. Além disso, estão previstos no calendário de aperfeiçoamento profissional palestras sobre biossegurança e a importância do registro de enfermagem seguro.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!