Home Notícias Educação UFRN é a 4ª melhor universidade do Nordeste, avalia ranking

UFRN é a 4ª melhor universidade do Nordeste, avalia ranking

UFRN é a 4ª melhor universidade do Nordeste, avalia ranking
Reitoria da UFRN (Foto: Divulgação)
0

A USP (Universidade de São Paulo) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina (e melhor do Brasil), segundo a mais nova edição do ranking anual de universidades da consultoria QS (Quacquarelli Symonds). A universidade ficou ainda em 143º lugar no ranking mundial, e em 9º na classificação entre os países do Brics (Rússia, Índia, China, África do Sul e Brasil).

Além da USP, há outras três brasileiras no “top 10” da QS: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UnB (Universidade de Brasília).

UFRN

Um dos mais prestigiados levantamentos de qualidade de ensino do mundo, o QS University Rankings, colocou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como a 26ª melhor universidade do Brasil e a 104ª da América Latina. A nível de Norte/Nordeste, a UFRN ficou com a 4ª posição.

A UFRN é a única instituição de ensino superior pública do estado a integrar o ranking, que avalia cinco critérios: Reputação Acadêmica; Relação professor/aluno; Citações por artigo; Artigos/professor e Artigos com colaboradores internacionais. A nota geral da Universidade foi 47 pontos.

O ranking destaca ainda que a UFRN é o principal centro universitário no Rio Grande do Norte. Além disso, é uma das dez maiores universidades brasileiras em número de alunos de graduação, com mais de 36 mil discentes, oferecendo 78 cursos de graduação, sendo 7 com ensino à distância.

Nordeste

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupa o 44º lugar entre as instituições de ensino superior da América Latina e fica na liderança entre as instituições do Norte/Nordeste do país, com a nota geral de 67,8, seguida da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano passado, a UFPE ficou na 46ª posição entre as latino-americanas. Entre as brasileiras, a Universidade ficou na 15ª posição.

Ranking Mundial

A melhor universidade do mundo, de acordo com o ranking da QS, é o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Na sequência aparecem: Universidade Harvard, Universidade de Cambridge, Universidade Stanford, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade de Oxford.

O Brasil continua dominando o ranking latino-americano. Entre as 300 universidades que entraram no ranking, 76 são brasileiras.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!