Home Notícias Educação Trabalho voluntário poderá contar créditos em cursos de graduação

Trabalho voluntário poderá contar créditos em cursos de graduação

Publicidade

Trabalho voluntário poderá contar créditos em cursos de graduação
0
Publicidade

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a conversão de trabalho voluntário em créditos para cursos de graduação. A medida está prevista no projeto de lei (PL 3963/08) do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

De acordo com a proposta, o tempo dedicado ao trabalho voluntário realizado em instituições de assistência educacional e social será convertido em créditos para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior.

O texto aprovado é uma fusão de propostas semelhantes que tramitam em conjunto com o projeto do deputado Valdir Colatto. Ao apresentar o seu substitutivo, a relatora na Comissão, deputada Leandre (PV-PR), destacou que, em 2010, existiam mais de cento e quarenta milhões de voluntários em todo o mundo atuando em áreas estratégicas para superação da pobreza e estímulo ao desenvolvimento. Os dados constam de pesquisa realizada em 2011 pela universidade americana John Hopkins, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Programa de Voluntários das Nações Unidas.

Segundo a relatora, a experiência do trabalho voluntário “poderá reforçar a noção de solidariedade social nos futuros profissionais, permitindo a eles perceberem que o bom resultado da ação coletiva dependerá, em grande medida, de esforços que ultrapassem os interesses individuais”.

Realidade

Autor do projeto, o deputado Valdir Colatto observou que as universidades brasileiras estão distantes da realidade do dia a dia e a proposta, segundo avalia, pode ajudar o aluno a levar sua experiência para a vida acadêmica.

“Ele está fazendo um trabalho mas, ao mesmo tempo, ele está vendo a realidade e essa realidade ele pode levar para dentro da escola para, realmente, contribuir para a boa formação dele e até a perseverança de continuar ou não no curso que ele está fazendo”, destacou o autor.

Tramitação

A proposta está sendo apreciada em caráter conclusivo pelas comissões e será analisada agora pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!