Home Notícias Saúde Tomar antibióticos periodicamente aumenta o risco de diabetes tipo 2, alertam especialistas

Tomar antibióticos periodicamente aumenta o risco de diabetes tipo 2, alertam especialistas

Publicidade

Tomar antibióticos periodicamente aumenta o risco de diabetes tipo 2, alertam especialistas
0
Publicidade

Tomar muitos antibióticos pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, alertam especialistas. As pessoas que recebem mais de quatro dosagens das drogas por mais de 15 anos são 53% mais propensas a ter a doença, de acordo com os resultados de um grande estudo.

O estudo foi realizado com 1,4 milhões de pacientes dinamarqueses e mostra uma clara ligação entre antibióticos e diabetes, disseram os pesquisadores. Os antibióticos são projetados para matar as bactérias que causam infecções. Mas as drogas também matam algumas das “boas” bactérias no intestino, que são conhecidas por influenciar a digestão e metabolismo.

Os autores do estudo suspeitam que esta é a razão entre antibióticos e diabetes, com alterações em bactérias intestinais intencionadas em absorver açúcar e gordura em formas diferentes. Mas uma explicação alternativa poderia ser que as pessoas com diabetes, ainda não diagnosticada, podem ser mais propensas à infecção e, portanto, usar mais antibióticos, disseram os cientistas.

Os pesquisadores, cujos resultados foram publicados no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, realizaram o estudo com 1,3 milhões de pessoas sem diabetes e 170.404 com a doença. O estudo descobriu que as pessoas com diabetes tipo 2 preenchem 0,8 prescrições de antibióticos por ano em média. Em comparação, os indivíduos não-diabéticos preenchem 0,5 prescrições por ano.

As pessoas que receberam cinco ou mais prescrições de antibióticos por um período de até 15 anos foi associada com um aumento no risco de 53%, em comparação com aqueles que ingerem antibióticos apenas uma vez, ou nunca.

O autor do estudo Dr. Kristian Mikkelsen, do Hospital Gentofte, em Hellerup, Dinamarca, disse: “Em nossa pesquisa, encontramos pessoas que têm diabetes tipo 2 ingerindo significativamente mais antibióticos até 15 anos antes do diagnóstico em comparação com pessoas saudáveis”.

Especialistas britânicos aprovaram a pesquisa, mas advertiram que ela não provou que os antibióticos causam diabetes. O professor Jodi Lindsay, da Universidade de St. George de Londres disse: “Este trabalho contribui para a crescente evidência de que o uso de antibióticos está ligada à diabetes tipo 2. No entanto… neste momento não sabemos qual é a galinha e qual é o ovo”.

Já o professor Mark Wilcox de Leeds General Infirmary, acrescentou: “O fato de a exposição a antibióticos poder realmente afetar o risco de diabetes permanece desconhecida. Este último estudo mostra apenas uma possível ligação entre os dois, mas não prova que os antibióticos podem causar diabetes”.

Com informações do Daily Mail

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!