Home Notícias Universo Tempestade solar ameaça comunicações por satélite e redes de energia

Tempestade solar ameaça comunicações por satélite e redes de energia

Publicidade

Tempestade solar ameaça comunicações por satélite e redes de energia
Foto: Divulgação/NASA
0
Publicidade

A intensa tempestade solar atinge a Terra desde a manhã de terça-feira (17). O evento representa uma ameaça potencial para os sistemas de comunicação por satélite e redes de distribuição de energia, informou o Centro de Previsão do Clima Espacial da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Até o momento, a tempestade solar que atingiu a Terra não causou interrupções nas comunicações, embora especialistas da NOAA advertem que ainda poderá ter alguns efeitos temporários em sistemas de geolocalização e outros serviços associados com os satélites.

De acordo com a NOAA, as duas ondas de choque de plasma magnético gerado pelo sol veio ao nosso paneta 15 horas antes do previsto. A tempestade foi classificada como categoria 4, dentro do intervalo de 5 a que esses fenômenos são medidos, segundo a BBC. A erupção solar que produziu o surto ocorreu na sexta-feira, 13 de março: é uma erupção da classe X, ou seja, a primeira divisão, que também foi apontada diretamente para a Terra e o primeiro de seu tipo em 2015.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!