Notícias

TCU recomenda mais investimentos em pesquisa na área da saúde

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou o Acórdão Nº 1640/2015, que traz recomendação para que, de forma sistemática, a EBSERH direcione parte da receita investida anualmente no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para utilização no auxílio à pesquisa.

“Este é certamente um marco importante, pois os hospitais universitários são um ambiente propício, senão o melhor, para o desenvolvimento de inovação tecnológica em saúde, pois atuam em uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, disse o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do HUOL, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim.

“Precisamos levar em consideração que a Brasil hoje acumula um déficit bilionário em sua balança comercial na área de saúde, pois não investe de forma sistemática no desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de tecnologia em saúde. Hoje somos um país que praticamente apenas consome tecnologia nesta área, ou seja, pouco produzimos. Por isso, somos reféns de royalties, e portanto estamos trabalhando para gerar riqueza para outros países”, completou.

Para Valentim, um ponto chave agora é definir o quanto a Empresa, em termos percentuais, deve aplicar em pesquisa. “Ao investir em pesquisa na área de inovação tecnológica em saúde, a EBSERH estará também ministrando um excelente remédio para crise que o Brasil vive hoje”.

O inteiro teor do acórdão pode ser acessado pelo endereço www.tcu.gov.br, trazendo ainda três outras recomendações. A primeira: efetivar a gestão plena do Hospital Universitário Onofre Lopes. A segunda: inserir no site do HUOL informações de contabilidade, orçamento e finanças.

A terceira recomendação é direcionada também a outros órgãos de saúde do RN: que a EBSERH, a UFRN, o HUOL, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) avaliem a conveniência e a oportunidade de criarem um grupo de trabalho específico para promover e agilizar a habilitação do Onofre Lopes na realização de serviços de transplantes de medula óssea no âmbito do SUS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.