Home Notícias Mundo Suposta ‘profecia’ de Fidel Castro gera polêmica na Internet

Suposta ‘profecia’ de Fidel Castro gera polêmica na Internet

Suposta ‘profecia’ de Fidel Castro gera polêmica na Internet
Fidel Castro (Foto: Estudios Revolución/ Cuba Debate - 09/01/2014)
0

(ANSA) – Uma pequena frase atribuída ao ex-presidente de Cuba Fidel Castro tem circulado nos últimos dias em jornais da região e provocado intensos debates na Internet. Em 1973, ele teria dito que a reaproximação entre a ilha e os Estados Unidos só aconteceria quando houvesse um “Papa sul-americano e um presidente negro em Washington”.

Segundo alguns jornais da América Latina, Fidel teria feito essa afirmação em uma coletiva de imprensa naquele ano, respondendo a uma pergunta do suposto jornalista britânico Bryan Davies, após retornar de uma viagem ao Vietnã. No entanto, ainda não foi encontrada nenhuma fonte que tenha falado sobre a tal declaração antes do anúncio da retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro de 2014.

Além disso, desde o início da reaproximação, circula uma montagem que mostra uma conversa fictícia entre Fidel e Che Guevara. “Fidel, conseguiremos um dia restabelecer relações diplomáticas com os ianques?”, pergunta o guerrilheiro. “Só quando o presidente norte-americano for negro e o Papa, argentino, como você”, responde o ex-líder cubano. O diálogo imaginário foi utilizado por diversos jornais satíricos e bastante reproduzido por páginas de humor.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!