Notícias

Sistema adutor do Alto Oeste será entregue em junho deste ano, garante governo

O governador Robinson Faria convocou na manhã de hoje (16), no gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de uma reunião com representantes de órgãos e empresas para definir os últimos passos para a conclusão do sistema adutor do Alto Oeste.

Durante o encontro, que foi convocado pelo chefe do poder Executivo do Rio Grande do Norte, ficou acertado que a obra hídrica será entregue por completo no mês de junho deste ano, com capacidade para atender 26 municípios potiguares através de um investimento superior a R$ 140 milhões. “Vamos fazer uma força-tarefa para terminar esses trabalhos o quanto antes, porque o povo daquela região precisa dessa água, que é um bem vital de suma importância”, ressaltou Robinson Faria.

Os órgãos também confirmaram a inauguração de mais um trecho do sistema adutor ainda este mês, beneficiando mais três municípios. Atualmente em funcionamento até a cidade de Itaú, o subsistema Santa Cruz, um dos braços do sistema adutor do Alto Oeste, passará a servir as cidades de Riacho da Cruz, Umarizal e Olho D’Água dos Borges a partir de meados da próxima semana. A extensão do serviço, operado pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), será possibilitada com a conclusão da estação elevatória instalada em Riacho da Cruz.

A reunião dirimiu as pendências restantes da obra, sob a responsabilidade da EIT Engenharia, principalmente com relação às estações elevatórias e suas ligações com o sistema de energia elétrica operado pela Cosern, necessárias para a automação do sistema de abastecimento hídrico. Também participaram o titular da Semarh, Mairton França, o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, e membros das equipes técnicas dos órgãos.

Ao governador Robinson Faria, o representante da EIT Engenharia garantiu a conclusão das obras físicas do sistema adutor até o fim da próxima semana. O próximo passo, após as ligações elétricas, é iniciar os testes de abastecimento, com o bombeamento de água nas tubulações. A avaliação deve durar cerca de 60 dias.

O diretor da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, informou a Robinson Faria que a empresa fez testes na rede do sistema adutor até a terça-feira (15) e que os resultados serão apurados até o fim desta semana, identificando os problemas e suas eventuais resoluções. Luiz Antônio assegurou celeridade na ligação das estações elevatórias restantes.

Licenças

O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira, foi convocado à reunião para tratar das licenças ambientais necessárias à instalação de equipamentos para o reforço da rede de energia elétrica no Alto Oeste, que servirão para melhorar o abastecimento na região e, consequentemente, do novo sistema adutor.

Rondinelle Oliveira recebeu as requisições da Cosern e apontou que as principais demandas estão adiantadas, após tratativas entre as equipes técnicas dos dois órgãos e também da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O início da construção do sistema adutor do Alto Oeste é datado de 2009, mas obras estavam paradas até a assinatura da ordem de serviço para a retomada dos trabalhos, em junho de 2015, pelas mãos do governador Robinson Faria.

O sistema adutor do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região, representando um conjunto de 208 mil pessoas. Ele é composto por dois sistemas independentes. O subsistema que faz captação na barragem de Pau dos Ferros, com 218 km, já foi concluído, mas ainda não está em funcionamento porque o reservatório está seco. Já o subsistema vindo da barragem Santa Cruz, em Apodi, que se estende por 148 km, já funciona parcialmente e será entregue neste primeiro semestre de 2016. As cidades beneficiadas serão Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.