Home Empregos e Estágios SINE Municipal atende em média 150 pessoas por dia

SINE Municipal atende em média 150 pessoas por dia

SINE Municipal atende em média 150 pessoas por dia
Foto: Divulgação
0

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, integrante do Sistema Nacional de Emprego (SINE), subsidiado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, tem se empenhado na intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho e no encaminhamento de trabalhadores para o seguro-desemprego, entre outros serviços. Funcionando em duas unidades, o Centro atende 150 pessoas/dia, em média.

A unidade da rua João Pessoa, em frente à praça Padre João Maria, 78, na Cidade Alta, encaminha trabalhadores para vagas de emprego, seguro-desemprego, e presta orientação profissional e assistência social a trabalhadores, por exemplo. Na unidade do Alecrim, situada na rua Fonseca e Silva, 1102, são oferecidos orientação vocacional para pessoas de baixa renda e cursos gratuitos, por meio do programa Qualificar Natal e do Pronatec, serviços já disponibilizados pela Semtas, além da intermediação de mão de obra e encaminhamento de trabalhadores para o seguro-desemprego. Há, ainda, os setores de empreendedorismo (economia solidária e microcrédito) e pedagógico.

Os Centros funcionam de segunda a sexta, de 8h às 17h, sem intervalo de almoço. Para pleitear uma vaga de emprego ou o seguro-desemprego, o trabalhador precisa fazer seu cadastro. São exigidos Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), PIS/PASEP e comprovante de residência. Com o cadastro preenchido e o perfil pronto, a coordenadora do SINE Municipal, Kátia Rejane de Moura, explicou que o sistema do Serviço vai cruzar o perfil profissional do trabalhador com o da vaga cadastrada.

Feito isso, o trabalhador passa por uma triagem, para que possa receber o encaminhamento à vaga de emprego. Segundo a Administradora de Vagas do SINE Municipal, Ana Cláudia de Lucena, o preenchimento do cadastro não garante a vaga. Quando encaminhado, o trabalhador será avaliado pela empresa, por intermédio de uma entrevista. As empresas cadastradas no SINE Municipal são em torno de três mil, com as mais variadas ofertas de emprego. “Todos os dias têm vagas novas no sistema”, disse a psicóloga.

Ela também mencionou o programa Passos para o Futuro, que presta orientação a jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos. Uma equipe multidisciplinar, composta de assistente social, pedagogo e psicólogo orienta o aspirante a uma vaga de emprego.

Para o Captador de Vagas do Sine, Rodrigo Tavares de Medeiros, boa parte da população ainda desconhece o trabalho dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura: “Há vagas de emprego a serem preenchidas e o trabalhador precisa tomar conhecimento”, ressaltou.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!