Notícias

Seul impõe novas sanções contra Coreia do Norte

(ANSA) – A Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira, dia 8, um novo pacote de sanções contra o governo de Pyongyang, na tentativa de aumentar as pressões pelo fim do programa nuclear e balístico do país vizinho, que ameaça a segurança de toda a região. Desta forma, mais de 20 empresas e mais de 30 indivíduos, acusados de ajudar as autoridades norte-coreanas, serão boicotadas.

Além disso, a Coreia do Sul pede que seus cidadãos parem de frequentar os restaurantes estatais norte-coreanos no país. O objetivo é cortar o fluxo de dinheiro para os vizinhos. “Já que os estabelecimentos norte-coreanos, como os restaurantes no exterior, são um dos canais através dos quais as moedas estrangeiras entram na Coreia do Norte, pedimos à população que não os frequente”, pediu o diretor do Escritório de Coordenação das Políticas Governamentais de Seul, Lee Suk-joon.

As novas sanções, que ampliam as punições anunciadas pelo Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas (ONU) recentemente, ainda incluem a proibição da entrada em suas águas territoriais dos navios que tenham entrado na Coreia do Norte a menos de 180 dias.

No mês passado Seoul bloqueou, unilateralmente, a área de desenvolvimento conjunto industrial de Kaesong, aberta em 2004, onde, graças a investimentos de mais de 120 empresas sul-coreanas, são empregados mais de 50 mil trabalhadores do norte. O local é uma das mais importantes fontes de divisas para os cofres do regime ditatorial. As sanções impostas recentemente pela ONU, por sua vez, incluem a inspeção obrigatória de todas as cargas que entrarem e saírem do país asiático em navios ou aviões, a proibição de vendas de armas de pequeno calibre a Pyongyang e a expulsão de todos os diplomatas norte-coreanos condenados por “atividades ilegais”.

Histórico

Em fevereiro, sob protestos da ONU, a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance com a justificativa de colocar em órbita um satélite de observação terrestre. Mas se suspeita de que o país tenha usado esse argumento como desculpa para realizar mais um teste de mísseis. Além disso, em janeiro, o regime anunciou ter feito um teste com uma bomba nuclear de hidrogênio, que é até 50 vezes mais potente que uma de urânio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.