Home Notícias Tecnologia Seu celular esquenta demais? Saiba por que e como evitar

Seu celular esquenta demais? Saiba por que e como evitar

Publicidade

Seu celular esquenta demais? Saiba por que e como evitar
Foto: Portal N10
0
Publicidade

Ao usar seu celular no cotidiano de repente você percebe que ele está esquentando mais que o normal e a impressão é que a qualquer momento ele vai derreter. Uma das consequências desse superaquecimento é a redução da vida útil da bateria. Uma consequência extrema pode ser a queima do aparelho por superaquecimento.

Segundo especialistas, a temperatura recomendada para um smartphone fica entre 0 e 35º C. Muitas vezes a alta temperatura do aparelho deve-se a temperatura ambiente, expor o aparelho à luz solar por longos períodos também influencia no aquecimento. Deixar o celular no carro durante muito tempo traria as mesmas consequências.

Foto: Portal N10
Foto: Portal N10

Além dos fatores externos, os aplicativos que ficam abertos em segundo plano e o mal uso do carregador também influenciam na temperatura do dispositivo. Podemos citar como exemplo o uso do GPS por longas distâncias, o que pode gerar efeito de aquecimento, já que quanto mais o celular trabalha mais ele esquenta, ao transformar em energia térmica as operações matemáticas que efetua.

O uso intenso de jogos de alta qualidade gráfica e que são muito pesados para a memória RAM e para as características do seu celular podem fazer o seu celular aquecer.

Como evitar?

Você deve avaliar os recursos do seu aparelho e o uso que cada aplicativo ou jogo irá realizar nele. Sempre procure baixar jogos que exijam um pouco menos de característica que o seu smartphone possui.

Outro fator crucial para a vida útil do seu aparelho é verificar os programas que estão sendo executados em segundo plano sem o seu conhecimento, esses, por muitas vezes, prejudicam o seu aparelho levando o consumo de bateria e temperatura para as alturas. Muita das vezes, a simples desinstalação desses apss que abrem seu o seu consentimento já soluciona o problema de superaquecimento.

Para ver os aplicativos abertos em segundo plano basta ir em “Configurações” e abrir a sessão “Aplicativos em execução”.

Também é importante que você desligue funções como Bluetooth e conexão wifi sempre que não estiver mais usando. Você evitará assim uma sobrecarga de processos. Reduzir o brilho da tela também é recomendável ao rodar jogos ou filmes por muito tempo, alguns celulares vêm com uma opção de “brilho inteligente”, que ajusta o brilho da tela com o ambiente, evitando assim o consumo exagerado da bateria e o aumento da temperatura.

É muito importante frisar que não se deve deixar o smartphone em locais com pouca ventilação, como debaixo de uma almofada, principalmente se estiver carregando a bateria ou baixando algum aplicativo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!