Notícias

Sesap adota medidas para ampliar investigação sobre casos de microcefalia no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está reunida com os principais órgãos da rede pública, incluindo o Ministério da Saúde, município de Natal, Laboratório Central, Central de Regulação e hospitais de referência do Estado a fim concluir a construção do protocolo local para o acompanhamento dos casos de microcefalia diagnosticados no RN. Além disso, também está para definir que hospital da capital será indicado para o tratamento das crianças acometidas por esta malformação.

Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (12), o secretário Ricardo Lagreca disse que a criação de um protocolo próprio é importante porque que a partir dele será possível coordenar em todos os municípios a linha de cuidados dos casos e as medidas a serem adotadas tanto em relação aos 30 casos diagnosticados no período de agosto até o momento, quanto com relação aos casos já diagnosticados através de pré-natal.

Lagreca confirmou que as estatísticas comprovam realmente um significativo aumento de casos no Estado, visto que a média normal é de um a dois casos notificados anualmente. O secretário disse que há suspeitas fortes, mas ainda não comprovadas, de que a malformação tenha ligação com algum tipo de virose que acometeu as mães. Mas ainda é cedo para tirar conclusões. Por isso a Sesap está orientando para que todo diagnóstico durante o pré-natal e após o nascimento seja imediatamente comunicado à secretaria.“A média normal era termos até dois casos por ano. Mas não podemos ainda atribuir a uma causa específica, pois pode ser um efeito de diferentes origens”, disse o secretário.

O secretário afirmou que a Sesap está intensificando as medidas para ter um total controle e estudo dos casos notificados. O Rio Grande do Norte vinha seguindo o protocolo utilizado pelo Estado de Pernambuco, que regionalmente apresenta o maior número de casos, 141 no total. O protocolo é necessário para que em nível estadual seja coordenada e padronizada toda a linha de cuidado dos casos, tanto com relação às crianças que apresentaram o problema ao nascer, quanto aos casos diagnosticados já no pré-natal. Os casos diagnosticados atingem cerca de 15 municípios do Estado, a maioria em Natal (11), seguido de Ceará Mirim (3) e Mossoró e Parnamirim (2).

Microcefalia 

A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, na qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Na atual situação, a investigação da causa é a maior preocupação das autoridades de saúde. Neste caso, os bebês  nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a  33 cm. Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas, radiação e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias e vírus.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.