Home Notícias Brasil RN Seminário Motores do Desenvolvimento discute potencialidades do turismo potiguar

Seminário Motores do Desenvolvimento discute potencialidades do turismo potiguar

Seminário Motores do Desenvolvimento discute potencialidades do turismo potiguar
Foto: ASCOM/Cícero Oliveira
0

O Seminário Motores do Desenvolvimento aconteceu nesta segunda-feira, 8, tendo como eixo central das discussões o cenário do turismo potiguar e, em especial, a possibilidade de o estado ser a sede do Centro de Cargas e Passageiros do grupo Latam Airlines (o Hub aéreo).

O tema desta edição é “Perspectivas e Desafios para o Turismo do RN” e, dentro da programação, constaram três palestras: “O destino Natal, diferenciais e gargalos como produto turístico”, com explanação de Claiton Armelin, diretor de produtos nacionais da CVC; “Hub Doméstico da Latam em Brasília: Como ele opera e o que ele mudou no aeroporto e na cidade”, com explanação de José Luis Menghini, presidente do Aeroporto de Brasília; e “Turismo como negócio: perspectivas e desafios do setor no contexto econômico nacional”, por Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central.

Em um discurso que marcou a abertura do evento, o presidente da FECOMÉRCIO, Marcelo Queiroz, enalteceu a importância do Hub para a economia e o desenvolvimento do estado. Ao fim, em tom de convocação, convidou a classe política e empresarial para unir esforços no sentido de que o RN receba o Centro de Cargas.

Presente a solenidade, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, salientou a contribuição que a Instituição dá para o setor. “Academicamente, acredito que a UFRN esteja na linha de frente na área, haja vista a oferta de doutorado desde o ano passado”.

Segundo ela, das ações da UFRN para fazer evoluir a formação na área, já se tem como resultado a graduação de mais de 500 estudantes e a defesa de 66 dissertações de mestrado. “Desse conjunto de pesquisas mais de 90% dos estudos estão focados em questões do turismo no nosso estado”, colocou a reitora.

Angela Paiva acrescentou também o apoio institucional ao empreendorismo, que resultou, entre outras empresas, na criação da empresa júnior Universitur, de alunos de turismo.

O projeto Motores do Desenvolvimento é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO) em parceria com o Sistema FIERN, UFRN, jornal Tribuna do Norte e Salamanca Capital Investimentos.

Desde 2008, o Projeto discute, por meio de seminários e suplementos encartados no jornal Tribuna do Norte, os principais temas pertinentes ao desenvolvimento e ao crescimento da economia no estado. O público-alvo é formado por empresários, lideranças políticas e pesquisadores.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!