Home Notícias Brasil RN Plantão Policial Sejuc afasta agente suspeito de facilitar entrada de arma no CDP – Potengi

Sejuc afasta agente suspeito de facilitar entrada de arma no CDP – Potengi

Sejuc afasta agente suspeito de facilitar entrada de arma no CDP – Potengi
CDP do Potengi, na Zona Norte de Natal (Foto: Divulgação/PM)
0

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) instaurou processo administrativo para apurar responsabilidades em relação à fuga do Centro de Detenção Provisória de Potengi, na Zona Norte de Natal.

A fuga aconteceu no dia 17 de janeiro. A portaria que instaura o processo administrativo disciplinar foi publicada no Diário Oficial do sábado (30) e é assinada pelo titular da Sejuc, Cristiano Feitosa Mendes.

De acordo com a portaria, dois agentes são investigados. Um por “supostamente ter agido de forma desidiosa, possibilitando a entrada de arma de fogo no Centro de Detenção Provisória Potengi contribuindo para a fuga no dia 17 de janeiro de 2016”. O outro “pela conduta supostamente omissiva na gestão da unidade prisional”.

Um dos agentes será afastado pelo período de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, nos termos do art. 154, da Lei complementar nº 122/94, em razão da instauração de Processo Administrativo Disciplinar.

Na fuga em questão, um policial militar e um agente penitenciário foram baleados. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente. Segundo a direção, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram rendidos.

No momento da fuga, dois agentes penitenciários e dois PMs faziam aguarda do CDP. O Centro de Detenção Provisória do Potengi tem capacidade para 80 detentos, mas tinha até então 133 presos.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!