Notícias

Saúde divulga hospitais que dispõem de soro antiveneno e alerta população

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) divulgou os hospitais da rede pública que dispõem de soro antiveneno e faz um alerta para a população se prevenir contra animais peçonhentos: são 5 unidades, localizadas em Natal, Mossoró, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros. Os pacientes da 1ª e 3ª região (São José de Mipibu e João Câmara), devem ser encaminhados para Natal, a fim de serem atendidos no Hospital Giselda Trigueiro.

A Saúde faz um alerta porque neste período do ano o risco é maior, devido à época de acasalamento dos animais peçonhentos, que podem atacar principalmente os moradores da zona rural. A Sesap orienta que deve-se evitar acúmulos de lixo ou entulhos que possam atrair ratos ou outros pequenos animais e ainda o trabalho de agricultura e campo desprotegidos. Outra atenção é no manejo de locais onde os animais possam estar presentes, como as matas, tocas, troncos e lenhas de árvores.

De acordo com informações do Centro de Promoção à Saúde (CPS), é importante nas atividades do campo usar calçados fechados cano alto e luvas de couro ao andar e caminhar na mata ou entre folhas secas e não colocar as mãos em buraco e cupinzeiros, folhas secas, monte de lixo, lenha, palhas etc. Outra medida preventiva é evitar a presença de ratos, um dos principais alimentos das serpentes. Caso necessário, a SESAP disponibiliza um serviço 24h para dúvidas e orientação quanto aos acidentes por animais peçonhentos e intoxicações, no Centro de Assistência Toxicológica do RN (CEATOX), nos telefones: 0800 281 7005 e 3232.7969.

Em caso de acidente, deve-se
– Manter o paciente calmo e deitado;
– Lavar o local da picada apenas com água e sabão;
-Procurar o serviço médico mais próximo;
– Caso seja possível, capturar a serpente para ser identificada e ministrar o soro antiofídico específico.

Em caso de acidente, NÃO deve-se
– Amarrar o braço ou perna picada;
– Fazer prática de torniquetes ou garrotes;
– Perfurar o local da picada nem utilizar materiais como pó de café, folhas, álcool,
querosene, ou outros contaminantes etc.
– Sugar o local da picada;
-Oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou outros produtos tóxicos.

HOSPITAIS COM SORO ANTIVENENO
– Natal – Hospital Gizelda Trigueiro – Quintas
– Mossoró – Hospital Regional Tarcísio Maia
– Caicó – Hospital Regional do Seridó
– Santa Cruz – Hospital Municipal Aluízio Bezerra
– Pau dos Ferros – Hospital Dr. Cleodon Carlos Andrade

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.