Notícias

SAMU Natal deve reativar motolâncias até o final do ano‏

As motocicletas com equipamentos de primeiros socorros para atendimentos rápidos, também chamadas de “motolâncias”, devem ser retomadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal nos próximos meses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que o serviço, implantado em 2009 e suspenso em 2012, seja beneficiado com profissionais aprovados no processo seletivo simplificado, cujo resultado está previsto para o próximo dia 10.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, se reuniu com a coordenação do Samu Natal nesta quarta-feira (23) para discutir as melhorias que devem ser feitas ao serviço em breve e ouviu os relatos dos servidores sobre as dificuldades vividas no dia a dia.

“Pretendemos retomar até o final do ano a operacionalização das motolâncias, que é um serviço pioneiro lançado pelo município de Natal juntamente com Salvador (BA) e o modelo foi adotado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Ele estava parado por déficit de pessoal e agora, com o processo simplificado, iremos retomá-lo, assegurando um menor tempo de resposta, em especial nas ocorrências de trânsito e violência interpessoal”, disse o secretário.

Luiz Roberto afirmou ainda que é intenção da SMS e do prefeito Carlos Eduardo, ao final de sua gestão, entregar aos natalenses quatro unidades de terapia intensiva (UTIs) móveis e 12 unidades de suporte básico e que há a possibilidade de criação de uma nova central de regulação, que visa a junção da central de urgência e a de leitos, exames e a parte ambulatorial. Ele disse que isso é um sonho da gestão e segue a política do próprio Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar de forma ávida para concretizar essa meta”.

Hoje, o SAMU Natal está aquém das necessidades da cidade pois, quando foi criado em 2002, foi dimensionado para uma população de 637 mil habitantes. Hoje, Natal já supera a marca de 860 mil habitantes, é conurbada com várias outras cidades e tem uma população flutuante acima de 1,2 mil pessoas durante o dia, com um trânsito que contribui para a violência, vias públicas que não tiveram significativas ampliações, coisas que comprometem a capacidade de resposta em termo de tempo por parte dessas viaturas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.