Notícias

Saiba se sua declaração de Imposto de Renda está liberada para restituição

A Receita Federal libera na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2016, além de lotes residuais dos que caíram na malha fina de 2008 a 2015. Quem aguarda a restituição, mas ainda não sabe a situação da sua declaração, pode consultar o extrato de processamento no site da Receita Federal e checar se está regular ou há erros para retificação. Em 2015, após o fim do processamento de lotes de restituição, ainda constavam mais de 617 mil declarações retidas em malha fina, de acordo com a Receita Federal.

Para ajudar os contribuintes a entender as mensagens que aparecem no extrato, o diretor da Rui Cadete Consultores, Daniel Carvalho, explica cada informação. A mensagem “processada – em fila de restituição” significa que não há pendências, enquanto “em processamento” sinaliza que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído. “Com pendências” representa que há inconsistência nas informações, portanto, o contribuinte deve regularizá-las.

Veja também: 10 dicas financeiras para sair do vermelho antes da virada do ano

Se constar que o processo está “em análise”, a declaração foi recebida e a Receita aguarda apresentação de documentos solicitados ao contribuinte, ou ainda não terminou de analisar os documentos entregues. Já a mensagem “retificada” confirma que a declaração anterior foi substituída pela retificadora. A situação “cancelada” indica o cancelamento da declaração pelo Fisco ou por solicitação do contribuinte, já o “tratamento manual” informa que a declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.

“A pessoa física deve ficar atenta para fazer as retificações em tempo hábil e, dessa forma, não cair na malha fina. Em caso de dúvidas, o ideal é buscar o contador para auxiliar na resolução das pendências informadas com transparência pela Receita Federal”, reforça Daniel Carvalho. Para saber se a declaração foi liberada, basta fazer a consulta no site da Receita e conferir se a restituição será disponibilizada no lote de setembro. Ainda haverá mais três lotes nos dias 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.