Home Notícias Economia Saiba se sua declaração de Imposto de Renda está liberada para restituição

Saiba se sua declaração de Imposto de Renda está liberada para restituição

Saiba se sua declaração de Imposto de Renda está liberada para restituição
Arte/Secom
0

A Receita Federal libera na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2016, além de lotes residuais dos que caíram na malha fina de 2008 a 2015. Quem aguarda a restituição, mas ainda não sabe a situação da sua declaração, pode consultar o extrato de processamento no site da Receita Federal e checar se está regular ou há erros para retificação. Em 2015, após o fim do processamento de lotes de restituição, ainda constavam mais de 617 mil declarações retidas em malha fina, de acordo com a Receita Federal.

Para ajudar os contribuintes a entender as mensagens que aparecem no extrato, o diretor da Rui Cadete Consultores, Daniel Carvalho, explica cada informação. A mensagem “processada – em fila de restituição” significa que não há pendências, enquanto “em processamento” sinaliza que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído. “Com pendências” representa que há inconsistência nas informações, portanto, o contribuinte deve regularizá-las.

Veja também: 10 dicas financeiras para sair do vermelho antes da virada do ano

Se constar que o processo está “em análise”, a declaração foi recebida e a Receita aguarda apresentação de documentos solicitados ao contribuinte, ou ainda não terminou de analisar os documentos entregues. Já a mensagem “retificada” confirma que a declaração anterior foi substituída pela retificadora. A situação “cancelada” indica o cancelamento da declaração pelo Fisco ou por solicitação do contribuinte, já o “tratamento manual” informa que a declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.

“A pessoa física deve ficar atenta para fazer as retificações em tempo hábil e, dessa forma, não cair na malha fina. Em caso de dúvidas, o ideal é buscar o contador para auxiliar na resolução das pendências informadas com transparência pela Receita Federal”, reforça Daniel Carvalho. Para saber se a declaração foi liberada, basta fazer a consulta no site da Receita e conferir se a restituição será disponibilizada no lote de setembro. Ainda haverá mais três lotes nos dias 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!