Notícias

Saiba qual a importância de se manter sempre atualizado no mercado de trabalho

Não há dúvidas: ser um profissional atualizado no mercado de trabalho, apesar de fundamental, é um grande desafio, porque, para isso, é necessário que as pessoas saiam do lugar-comum e da zona de conforto. Em um mercado competitivo, no entanto, a atualização se tornou pré-requisito. O tema é ainda mais relevante em um cenário de turbulência política e econômica, como o que o Brasil atravessa neste ano. De acordo com o IBGE, são cerca de 13,6 milhões de desempregados no país.

Seja informado

Outro desafio é o de se atualizar ao mesmo tempo em que atende às demandas de trabalho. É necessário ter organização e separar um horário na agenda para esse fim. Ler muito sobre o setor, as tendências de mercado, novas tecnologias e o que está acontecendo no mundo ajudará você a tomar melhores decisões e a ter insights para resolver problemas na empresa. Aqui vale tudo: revistas de negócio, livros, sites especializados na sua área de atuação, jornais e publicações científicas.

Uma outra forma de se manter atualizado sobre o que acontece na sua área é participar de congressos e palestras. Se a empresa na qual você trabalha permitir, não perca a oportunidade de visitar esse tipo de evento, porque ele será muito importante para você desenvolver seu networking e conhecer cases de sucesso.

Siga pessoas relevantes

O aprendizado é a chave da atualização profissional. Se você estiver sempre em busca de novos assuntos e sedento por conhecimento e informação, provavelmente não ficará para trás. Para criar uma rede de relacionamento e de consumo de informação, você também pode contar com as redes sociais. Siga profissionais relevantes da sua área e observe sobre o que eles estão falando. No LinkedIn, por exemplo, há diversos artigos sobre os mais variados temas, sempre focados em assuntos profissionais e de mercado. O Twitter é outra rede social que concentra muitas pessoas influentes em vários setores.

Faça cursos

Os cursos de especialização e de atualização são uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar. Com eles você poderá aprender novas metodologias e ferramentas de trabalho, além de adquirir novas habilidades e, assim, ter mais chances de crescimento na empresa. Cursos de idioma também são muito bem-vindos. Quanto mais facilidade você tiver com idiomas estrangeiros, mais possibilidades terá de se manter bem posicionado no mercado de trabalho.

O importante, como já foi dito, é aprender constantemente, seja por meio de livros, revistas, palestras, congressos ou cursos. O profissional que está sempre conectado com as novas tendências sai na frente em relação aos demais. O autodesenvolvimento é o melhor investimento de longo prazo para a sua carreira.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.