Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Saiba quais são os benefícios do abacaxi para o organismo

Saiba quais são os benefícios do abacaxi para o organismo

Saiba quais são os benefícios do abacaxi para o organismo
Foto: Domínio Público
0

Símbolo das regiões tropicais e subtropicais, o abacaxi é muito apreciado em forma de suco e protagonista de deliciosas sobremesas. Uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, o abacaxi possui nutrientes importantes para o organismo, por isso, é uma ótima opção para compor o cardápio em qualquer época do ano.

A nutricionista do hospital San Paolo (SP), Flavia Salvitti, listou alguns benefícios da fruta. Confira:

1 – Possui vitaminas e minerais

Segundo a especialista, o abacaxi é rico em vitamina C, água (quase 90%) e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. “Ele também oferece ao organismo o complexo B, potássio e alguns estudos indicam ainda a presença de cálcio”.

2 – Ajuda na digestão

“Podemos dizer que ele facilita a digestão de proteínas. A acidez da fruta, somada à acidez do estômago, aumenta a capacidade de digerir esse tipo de alimento”, explica.

3 – Tem baixo teor calórico

E para quem é ligado em dietas, Flavia dá uma boa notícia: “O abacaxi tem baixo valor calórico. Uma fatia grande contém em média 40 calorias. Recomenda-se consumir até cinco porções de fruta ao dia, mas o ideal é equilibrar a quantidade de abacaxi com outros alimentos, como banana, laranja e maçã”.

4 – Atenção ao armazenamento

Enquanto o abacaxi estiver com casca, deve ser mantido em local fresco e arejado. “Depois de cortado, recomenda-se consumir na primeira hora para aproveitar as propriedades nutricionais. Caso não seja possível, guarde a fruta na geladeira e consuma em até 24 horas”, ensina a nutricionista.

5 – Quem não deve consumir

“O abacaxi não é indicado para quem sofre de gastrite, refluxo gastresofágico, úlcera e ferimentos na boca, pois a acidez da fruta causa grande desconforto”, diz.

6 – Dica de consumo

Flavia ensina uma receita simples e rápida: “Grelhe o abacaxi com um pouco de canela e mel e, assim, terá uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria”.

Curiosidades

O abacaxi já era cultivado pelos indígenas em extensas regiões do Novo Mundo antes da sua descoberta pelos europeus. Origina-se da América tropical e subtropical (da região centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai).

Acredita-se que os nativos do sul do Brasil e Paraguai disseminaram o abacaxi na América do Sul e eventualmente, acabou por alcançar o Caribe, a América Central e o México. Sendo que em 4 de novembro de 1493, Colombo e seus marinheiros descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, promovendo, a partir deste momento, sua disseminação pelo mundo e tornando-o uma das infrutescências mais apreciadas no globo.

O abacaxizeiro é uma planta muito sensível ao frio, mas resiste bem às secas. Embora seja planta tropical, nos dias de sol muito intenso, os frutos podem sofrer queimaduras, quando não são protegidos. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, desde que seja permeável, isto é, não sujeito ao encharcamento; prefere, porém, solos leves, ricos em elementos nutritivos e com pH entre 4,5 e 5,5, ainda que tolere aqueles de pH mais baixo. É bastante exigente em nutrientes.

Geralmente, o florescimento natural do abacaxizeiro ocorre no inverno, por ser planta de dias curtos, ou seja, com a diminuição do fotoperíodo e ou redução da temperatura, a gema apical é induzida a produzir uma inflorescência ao invés de emitir folhas. O comprimento do ciclo natural pode variar de 10 a 36 meses, pois, além de condições climáticas, depende da época de plantio, do tipo e do peso das mudas utilizadas, e também das práticas culturais adotadas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!