Notícias

Saiba o que fazer na reta final para o Enem

A cinco dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima é de ansiedade entre muitos candidatos que tentam ingressar no ensino superior em instituições públicas. Mais de 7,7 milhões de pessoas farão o exame e a conquista da tão sonhada vaga na universidade pública pode estar em pequenos detalhes. Por isso, é importante que os estudantes observem alguns cuidados nesses dias que antecedem a prova. Para isso, reunimos algumas dicas sobre o Enem para ajudar você com os preparativos nesta reta final. Confira:

1) Diminua o ritmo e relaxe

Se você já está estudando há bastante tempo, é hora de diminuir o ritmo para chegar ao dia da prova com a cabeça descansada. Não é necessário parar de estudar, mas o recomendado é que você se dedique a atividades mais leves, como ler e fazer exercícios.

via GIPHY

Se você ainda não tinha começado a estudar para o exame, não adianta tentar aprender o que não conseguiu em três anos de ensino médio. Concentre-se em simulados para conhecer o estilo da prova do Enem, que costuma reunir mais de uma disciplina na mesma questão. Você pode fazer isso olhando alguns aplicativos que reúnem simulados. Na véspera das provas, evite a rotina pesada de estudos e, se puder, apenas relaxe!

2) Não deixe de dormir para ficar estudando

Dormir bem durante os dias que antecedem a prova é fundamental para evitar o cansaço e o famoso “branco” na hora de responder as questões. Além disso, a privação do sono afeta a memória de curto prazo, uma vez que é enquanto você dorme que o organismo consolida a memória.

via GIPHY

Outros sintomas prejudiciais da falta de horas de sono são a falta da capacidade de concentração e maior irritabilidade. Assim, ficar acordado à base de cafeína e energéticos para estudar mais, principalmente nos dias anteriores ao exame, pode ser uma tremenda armadilha.

Certifique-se de ter uma rotina tranquila na sexta-feira (23) anterior ao primeiro dia de prova e durma o mais cedo possível para estar bem disposto no outro dia. Após o primeiro dia do exame, também não é recomendado descuidar-se do sono, já que você vai precisar “recarregar a bateria” para conseguir fazer uma redação nota 1.000 no domingo.

3) Faça atividades físicas leves

A prática de exercícios físicos leves, como fazer uma pequena caminhada ou dar uma volta de bicicleta, nos dias que antecedem a prova ajuda a liberar a tensão e deixa o organismo mais disposto. Exercícios mais vigorosos ou perigosos, como jogar futebol ou fazer rapel, devem ser evitados para evitar surpresas desagradáveis que possam impedir você de fazer a prova, como torcer o pé ou quebrar um braço. Esse tipo de atividade física também dispende muita energia e pode deixá-lo ainda mais cansado, sendo contraprodutivo.

via GIPHY

4) Alimente-se bem

A ingestão de alimentos saudáveis ajuda na digestão e deixa o corpo mais leve, melhorando também a qualidade do sono. Evite, principalmente antes da prova, alimentos muito condimentados, que podem dar azia ou queimação no estômago, e comidas gordurosas, como feijoada, frituras e carnes com gordura, que dificultam a digestão e, com isso, consomem muita energia do corpo, dando aquela sensação de moleza.

via GIPHY

No dia da prova

– café da manhã: a primeira refeição do dia deve ser reforçada. Dê preferência para frutas, pães e cereais integrais, que garantem energia sem deixar você com sono;

– almoço: se você optar por almoçar antes da prova, faça uma refeição leve, com alimentos da sua dieta habitual. Evite comer em restaurantes e lanchonetes que você não conhece ou pratos que você não tem o costume de comer para evitar passar mal durante o exame;

– durante a prova: para manter o pique é importante se alimentar de três em três horas. Por isso, separe frutas de fácil manuseio, como maçã e banana, para levar para o exame. Bolachas ou cookies integrais também são uma boa pedida. Barrinhas de chocolate meio amargo também são de fácil digestão e ajudam na concentração;

– após a prova: é hora de repor as energias com uma refeição bem leve. Prefira saladas e carnes magras.

5) Não consuma bebidas alcoólicas

Além de poder causar náuseas e dor de cabeça, a ingestão de bebidas alcoólicas provoca retenção de líquidos, inchaço, sonolência e contribui para a desidratação. Ou seja, se você quer estar com toda disposição para resolver as questões do Enem, fuja dos convites para aquela cervejinha com a turma antes das provas.

via GIPHY

6) Beba muita água

O ideal é sempre manter a hidratação do corpo, ingerindo ao menos de 2 a 2,5 litros de água por dia. A água também reduz a fadiga e ajuda o organismo a trabalhar melhor (inclusive o seu cérebro!). Água de coco e isotônicos também são bem-vindos e ajudam a repor os sais minerais.

Durante as provas, uma boa dica é se levantar para beber água ou ir ao banheiro pelo menos uma vez para ativar a circulação, espantar o sono e, assim, aproveitar todo o tempo disponível para responder às questões.

via GIPHY

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.