Home Notícias Universo Saiba como ver a “superlua de sangue” deste domingo (27)

Saiba como ver a “superlua de sangue” deste domingo (27)

Saiba como ver a “superlua de sangue” deste domingo (27)
Foto: Divulgação / NASA
0

O eclipse total lunar que ocorre entre a noite deste domingo (27) e a madrugada de segunda-feira (28) será acompanhado pelo fenômeno ‘superlua’.

O termo ‘superlua’ refere-se ao efeito que ocorre quando a lua cheia está em um de seus pontos mais próximos da Terra, o que nos permite apreciar a sua fase mais brilhante e uma aparência muito maior. A Lua pode aparecer até 14% maior em diâmetro do que o normal.

Já o fenômeno da ‘lua sangrenta’ representa um eclipse em que a lua está coberta pela sombra da Terra, o que dá ao satélite uma cor avermelhada brilhante devido à refração da luz solar na atmosfera do nosso planeta. Este eclipse será o quarto e último em uma série de eclipses lunares totais conhecida como a tétrada das luas de sangue, que começou em abril de 2014.

Ao contrário do sol, durante um eclipse lunar a Lua continua refletindo alguma luz solar refratada através da atmosfera da Terra, por isso não desaparece completamente, mas muda a cor. Ao contrário do que acontece em eclipses solares, este fenômeno poderá ser visto a olho nu sem óculos ou dispositivos adicionais.

mapa_eclipse

Ainda assim, nem todos podem vê-lo. “Em toda a América do Sul e grande parte da América do Norte e América Central poderá ser visto todo o eclipse”, informou a NASA, afirmando que nenhum equipamento especial é necessário para observar este fenômeno. Todos os estados brasileiros poderão ver o eclipse. Esta é a primeira vez desde 1982 que esses dois fenômenos aparecerão juntos e só voltará a acontecer novamente em 2033.

via GIPHY

A lua começa a ser eclipsada por volta das 22:07 (Horário de Brasília) e termina por volta da 01:30 da manhã, ocorrendo em um horário bom para todos observarem. O eclipse começa a ser visível a partir das 23h17.

Aqui no Portal N10 você poderá acompanhar todo o eclipse. Assista abaixo a transmissão feita pelo Projeto Ciência e Astronomia.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!