Home Notícias Variedades Curiosidades Saiba como surgiram os primeiros vírus de computador

Saiba como surgiram os primeiros vírus de computador

Saiba como surgiram os primeiros vírus de computador
Abstract computer keyboard - 3d render
0

Qual foi o primeiro vírus de computador? Como se chamava? Há quanto tempo apareceram os vírus informáticos? Estas e outras perguntas no artigo de hoje.

O primeiro vírus informático foi criado em 1972, por Robert Thomas Morris e foi batizado com o nome Creeper. O computador afetado foi um IBM série 360.

O vírus Creeper mostrava regularmente uma mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!”, para Português: “Sou uma trepadeira, apanhem-me se conseguirem!”. Por forma a eliminar este problema, foi o criado o primeiro antí-virus, apelidado de Reaper.

Apesar de já existirem há bastante tempo, apenas 12 anos depois, em 1984, começaram a utilizar a palavra vírus. Tudo começou nos laboratórios da Bell Computers, quando vários programadores tiveram a ideia de desenvolver um jogo com o nome Core Wars, que tinha o objetivo (estranho!) de ocupar toda a memória RAM da equipa adversária, no melhor tempo possível.

Foi a partir desta altura que se deu uma explosão de vírus informáticos, que começaram a atacar as diversas partes do computador, desde as partes de arranque (boot) das disquetes até aos que se anexavam nos emails. O começo desta epidemia começou em 1986, quando apareceram os vírus Bouncing Ball, Maconha e Brain, que foram os vírus mais importantes a ser espalhados em massa, que infetavam o sector de arranque das disquetes. Mais tarde, começaram a aparecer novos vírus, que se alojavam nos ficheiros executáveis (.exe) e ficheiros de comando (.com).

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!