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Saiba como manter a saúde em dia com um prato colorido e rápido

Saiba como manter a saúde em dia com um prato colorido e rápido
Foto: Pixabay
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Montar um prato colorido é um dos segredos para a boa forma e uma alimentação saudável. A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Martinez Rodrigues Ushiama, preparou uma série de dicas para orientar na tarefa.

Amarelo – abacaxi, abóbora, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, milho, pêssego, tangerina. Estes alimentos são de cor amarela ou alaranjada pois são ricos em betacaroteno (vitamina A), fundamental para a manutenção dos tecidos e para o crescimento das unhas e cabelos. O betacaroteno também atua no metabolismo das gorduras e protege contra o câncer de mama.

Vermelho – acerola, beterraba, caqui, melancia, morango, pimentão, tomate. Estes alimentos são vermelhos porque possuem um pigmento chamado licopeno, que previne o câncer, principalmente de próstata. Normalmente o licopeno está associado à vitamina C, possibilitando a prevenção do stress, colaborando para a restauração da pele e exercendo efeito antioxidante.

Verde – abacate, abobrinha, acelga, agrião, alface, chicória, escarola, ervilha, espinafre, kiwi, pepino, pimentão, quiabo, repolho. Alimentos ricos em clorofila, considerada um potente energético capaz de aumentar a oxigenação celular e potencializar a ação de algumas vitaminas.

Marrom – amêndoa, amendoim, avelã, feijão, grão de bico, lentilha, nozes, soja. Ricos em vitamina E fontes do mineral selênio, os alimentos marrons apresentam efeito antioxidante, vasodilatador e anticoagulante.

Preto ou roxo – alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva. Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um pigmento que indica a presença de vitamina B1, que atua no metabolismo dos carboidratos, auxiliando no controle de peso.

Branco – algas marinhas, alho, cebola, couve-flor, mandioca, nabo, palmito. Alimentos de cor branca possuem um pigmento chamado flavina e este indica a presença de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação e manutenção dos ossos e dentes; e vitamina B6 que auxilia no sistema imunológico e renova as células.

Lembrem-se: os alimentos de origem vegetal (legumes, verduras, frutas e grãos) são ricos em fibras, substâncias que auxiliam no funcionamento do intestino, no controle do colesterol e do diabetes e na prevenção da obesidade. Escolhendo frutas e hortaliças da estação é possível se alimentar bem e ainda economizar.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
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