Home Notícias Economia Dicas Saiba como evitar fraudes na hora do empréstimo online

Saiba como evitar fraudes na hora do empréstimo online

Publicidade

Saiba como evitar fraudes na hora do empréstimo online
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O cenário político brasileiro tem deixado a população em um ambiente de insegurança econômica. Os preços sobem, as dívidas aumentam e a negociação é cada vez mais complicada. Neste cenário instável é muito comum, no momento do desespero, cair em tentação e recorrer a empréstimos. Mas será que a população está preparada para identificar uma possível fraude nessa transação?

Segundo pesquisa da Serara Experian, nos primeiros quatro meses deste ano as tentativas de fraude caíram 11% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. A explicação seria justamente a crise e o cenário atual do país que inibem os consumidores a buscarem credito no varejo. Porém, uma nova categoria de crédito surgiu no mercado, o empréstimo online. A Lendico, maior plataforma de crédito online no Brasil, tem algumas dicas para que os consumidores não caiam na fraude online.

Pesquisar, simular e contratar

Para achar a melhor taxa no mercado e fazer as pazes com a conta corrente de novo é preciso pesquisar e simular quantas vezes for necessário, até que seja seguro contratar o empréstimo ideal.

Saber quem é a empresa que está oferecendo o empréstimo

Pesquisar mais sobre a empresa encontrada online, saber qual o tempo de operação, se ela já teve alguma matéria veiculada na imprensa nos últimos três meses. Por que fazer tudo isso? Para se certificar de que a empresa é idônea. Para uma confirmação certeira, entrar em contato com o Banco Central é sempre a melhor opção.

O depósito antecipado é proibido por lei

Qualquer tipo de quantia antecipada que seja solicitada por uma empresa para a liberação do empréstimo é terminantemente proibida pelo Banco Central. Essa prática é contra a lei e configura uma tentativa de fraude ou golpe.

Mídias sociais se tornaram aliadas do consumidor

Redes sociais como Twitter, Facebook e até mesmo sites especializados como o Reclame Aqui, servem de referência na hora de escolher o melhor lugar para conseguir o crédito. Essas plataformas são aliadas na hora de avaliar a credibilidade e reputação da companhia no mercado.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!