Notícias

Saiba como adoçar alimentos de forma mais saudável

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite máximo de açúcar diário para uma pessoa adulta é de 20g, ou seja, oito colheres daquelas pequenas de chá. Mais do que isso e você estaria deixando seu corpo mais propício a doenças como diabetes, hipertensão, cárie e até mesmo câncer.

Para a nutricionista do Hapvida Saúde, Maria Cristina Câmara, além de estar atento ao consumo indireto de açúcar (o que ingerimos nos alimentos), é preciso também estar atento ao tipo que pode não ser o mais ideal. “Quanto mais refinado, quanto mais branco, mais processado é o açúcar. O resultado disso é que o refinamento acaba por tirar a maioria dos nutrientes do produto, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, deixando-o mais pobre”, afirma Maria.

A regra é: quanto mais escuro, mais nutriente ele possui. Por isso, muitas vezes opções como o açúcar demerara ou mesmo o mascavo seriam os mais saudáveis para o consumo. A nutricionista explica, por exemplo, que o demerara passa por um processo de refinamento mais leve que os refinados ou cristais, preservando assim muitos dos nutrientes originais. Já o mascavo não passa por nenhum tipo de processo na extração nem possui aditivos, preservando todos os nutrientes originais. “Outra opção de açúcar é o de coco, que além de preservar os nutrientes, possui antioxidantes, que protegem nossas células de danos”, afirma a nutricionista.

No entanto, a especialista lembra que não importa o tipo de açúcar, desde o mais industrializado ao menos refinado, todos possuem a mesma caloria. “Ser mais saudável não quer dizer que ele tenha menos calorias, significa que ele possui mais nutrientes”, reforça.

Dicas – A nutricionista lembra que reduzir o açúcar é evitar níveis altos de glicemia e picos de insulina. O ganho de peso está também associado ao consumo. Com o excesso de gordura corporal podem vir as comorbidades, como: resistência à insulina, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, colesterol e triglicérides elevados. “Reduzindo o açúcar, você previne essas patologias e tem maior facilidade na perda e manutenção do peso”, explica Maria.

A especialista recomenda ir reduzindo aos poucos a quantidade adicionada no alimento até chegar no momento que o próprio paladar já estará acostumado com o sabor menos doce e mais natural do alimento como o demerara, o mascavo ou de coco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.