Home Notícias Variedades Curiosidades Saiba algumas curiosidades sobre a gravidez

Saiba algumas curiosidades sobre a gravidez

Publicidade

Saiba algumas curiosidades sobre a gravidez
0
Publicidade

Você estranhou as “tangas” dos espartanos no filme 300, de Zack Snyder? Pois saiba que os espartanos não usavam aquele tipo de tanga, eles combatiam nus (dizem que para criar resistência ao frio).

Nos jogos olímpicos da antiguidade, os atletas competiam nus e os juízes estavam geralmente despidos: era uma forma de atestar a não participação de mulheres nas competições.

Segundo a Bíblia, Adão e Eva – o primeiro casal criado por Deus – não tinham vergonha de sua nudez. A vergonha só teria surgido depois que eles comeram o fruto proibido da árvore do “conhecimento do bem e do mal”. Só então eles se deram conta de que estavam nus e tiveram vergonha de seus corpos.

Os antigos cristãos eram batizados nus em piscinas nas noites de sábado santo. Eles saiam da água nus “como Adão e Eva” e “renascidos para a vida eterna”. Tal costume durou mais ou menos até o século IX.

Os banhos públicos (as famosas termas) eram uma verdadeira instituição na antiga Roma. Havia banhos separados para homens e mulheres. Os banhos mistos foram mais comuns durante o Império.

As termas continham os chamados caldarium (locais para banhos de água quente), frigidarium (banhos de água fria) e sudatorium (uma espécie de sauna). Os romanos banhavam-se diariamente.

Apesar de terem sido usadas pelos romanos, as saunas praticamente desapareceram da Europa. Só retornaram à moda no século XII, trazidas do Oriente pelos cruzados. Elas, porém, voltaram a rarear com as epidemias que atingiram o continente europeu.

Na Idade Média, as pessoas dormiam nuas. Quer dizer, nem tão nuas assim: elas usavam gorros para se protegerem do frio. Marido, mulher, filhos e mesmo as visitas compartilhavam o mesmo leito.

O papa Adriano VI (1 522-1 523) ameaçou destruir a Capela Sistina, no Vaticano, por não se conformar com tamanha quantidade de corpos nus, em todas as posições, pintados por Michelangelo. Felizmente, Adriano VI morreu antes de dar cumprir o seu intento.

O naturismo é uma filosofia e um conjuntos de princípios que prega a harmonia com a natureza, a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática nudista. Em poucas palavras, ser naturista não significa apenas adotar o nudismo, mas seguir uma ética de respeito ao meio ambiente, ao outro e a si mesmo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!